Fued Azario Chein

Comerciante querido de Livramento comemorou 100 anos de vida, “me considero um ‘brasilibano”. 

“não trabalho mais por necessidade, mas por amor e prazer, isto é o que me mantém vivo”

Fued Azario Chein dos Santos, filho de libaneses, nasceu em 10 de fevereiro de 1914 e chegou ao Brasil pelo Porto de Santos com poucos meses de vida, trazido pelos pais. O simpático comerciante que até hoje mantém uma loja no centro da cidade, começou sua vida de trabalho aos 14 anos na antiga Casa Castro. 

No último dia 8 de fevereiro, o comerciante ganhou uma grande festa de aniversário promovida por amigos, familiares e grandes parceiros: Loja Maçônica Saldanha Marinho, Lions Clube de Sant’Ana do Livramento, ACIL, CDL e Sindilojas.

Quando a família Chein chegou ao Brasil foi convidada por amigos que residiam na colônia de libaneses na cidade de Bagé, segundo Fued Chein, “uma das maiores do Brasil e que até hoje se mantém viva na quinta geração”.

Chein conta que quando seus pais chegaram a Santos e foram tirar documentos brasileiros o escrivão não entendia a escrita de um dos sobrenomes, “meu pai explicou que se tratava do nome de um santo muito importante da Líbia, foi aí que o escrivão sugeriu: ‘por que não adotam o sobrenome Dos Santos?’, e assim ficou, nossa família tem até hoje o sobrenome”, conta Fued Chein emocionado com as lembranças.

Em 1930 Chein já trabalhava na Casa Castro, onde ficou por mais de vinte anos. Fued Chein casou-se com Irva Araújo Chein e estava com dois filhos quando decidiu sair e montar o seu próprio negócio, embora os patrões o adorassem e pedirem para ele ficar, Chein tinha o espírito de empresário pedindo para acordar.

Fued Chein e o irmão Inácio Azario Chen compraram um prédio grande na rua dos Andradas e montaram um próspero negócio com produtos de casa, mesa e banho, além de roupas de todos os tipos e tecidos. “Todos os meses eu viajava para São Paulo, a vida era muito corrida”, diz Chein. 

Anos depois, o irmão de Chein decidiu partir para outros negócios e Fued assumiu os negócios sozinho ainda por quatro anos. Tempos depois, não conseguia ficar parado, pois Chein é um comerciante nato e se sente feliz trabalhando, mesmo com 100 anos de vida não consegue parar. Hoje, Fued Chein mantém uma loja de enxoval que abriu há 17 anos e faz questão de ir todos os dias. 

Fued Chein é pai de Edson, Griselda, Magda e Jussara Chein, e avô de cinco netos, todos os dias acorda às 6h30, faz a barba sozinho, se veste sempre muito elegante, faz o próprio café a sai para a loja. Chein é um exemplo de dedicação e amor pelo trabalho.

“Não trabalho mais por necessidade, mas por amor e prazer, isto é o que me mantém vivo”. Chein se diz feliz pela sua autonomia e vigor aos 100 anos e exclama todos os dias de manhã na calçada de casa: “Salve a Liberdade!”

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.