53 bovinos apreendidos por suspeita de Abigeato

Os animais foram interceptados em uma estância, na região da Madureira

A Polícia Civil divulgou a apreensão de 53 bovinos na região da Madureira, na zona rural de Sant’Ana do Livramento. A Patrulha Rural da Brigada Militar, atendeu a ocorrência, na última quinta-feira, 13, e constatou que os animais apresentavam adulteração de marca e sinal, o que aumenta a suspeita que sejam produtos de furtos. Segundo informações policiais, os bovinos teriam sido comprados na região do Itaquatia, também na zona rural de Livramento, pela estância na qual foram apreendidos os animais. A investigação se dá no setor de abigeatos da Polícia Civil, na rua Silveira Martins, que procura mais vítimas para realizar o reconhecimento dos animais.

O abigeato trata-se de crime de furtos envolvendo animais do campo, destacando entre esses o gado. Tem por característica o fato de ser sempre praticado durante o período noturno, haja vista que a escuridão ou a pouca vigilância acaba por facilitar a execução do delito e também tornar difícil a identificação do agente praticante. Quando os animais são levados por terra, ainda resta uma pequena esperança ao pecuarista, de que a escuridão que ajudou os ladrões a retirar os animais de seu campo, possa ter jogado a seu favor. Algumas vezes, os animais se perdem da tropa dos abigeatários e acabam vagando em estradas ou no campo de algum vizinho. 

Onda de Furtos 

Os animais sendo identificados em uma das apreensões

Este já é o segundo caso no mês de uma grande apreensão de animais, suspeitos de abigeato na cidade. Na manhã do dia 10 de fevereiro, a Patrulha Rural da Brigada Militar foi acionada para uma ocorrência de crime furto de abigeato, onde segundo informações policiais, a vítima teria localizado três animais de sua propriedade, que haviam sido furtados, prontos para abate no interior de um frigorífico da cidade. 

O proprietário teria sido avisado de que naquele frigorífico estavam seus animais, já sendo preparados para o procedimento de abate. A Brigada Militar realizou a resenha de identificação dos bovinos e apreendeu 14 deles. Segundo o proprietário, cada animal, em média, vale cerca R$ 2.000,00, totalizando toda a apreensão, cerca de R$ 28.000,00 entre bois e vacas.

Para o Delegado da Polícia Civil, Eduardo Finn a Fronteira é sim, um facilitador para os criminosos. Mas a lei contra esse tipo de crime é branda e a pena é de 2 a 8 anos, dependendo dos agravantes em que foi praticado. Se houve destruição de equipamentos de contenção (cadeado, cerca, porteira) e no caso de que tenha sido no turno da noite são agravantes, pois há casos diurnos, devido a ausências temporárias do dono ou caseiro. 

Caso o criminoso seja detido com carne de furto comprovadamente, sua pena aumenta, pois são somados mais cinco anos por posse de carne ilegal. As leis com certeza são um fator que contribuem para que rapidamente, os detidos retornem a praticar seus delitos.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.