Cuidados com o carro

Conheça os principais métodos de prevenção para evitar problemas com o seu veículo no futuro

O período é de férias, e quem não gosta de viajar e curtir o verão em família ou com os amigos? Mas e o carro? Está seguro para acompanhar essa aventura? Especialistas apontam que a falta de manutenção dos veículos é um dos principais fatores que ocasionam acidentes pelo País afora. Pensando nisso, a reportagem do jornal A Plateia foi atrás das principais dicas de cuidados com os veículos, para você aproveitar as férias com segurança e tranquilidade.

Como todo equipamento, um carro exige alguns cuidados básicos para ter uma vida mais longa. Se forem bem tratados, os veículos atuais podem rodar por muitos anos, sem maiores problemas. Além disso, essas medidas preventivas, além de representarem economia e segurança, garantem a valorização de seu patrimônio na hora da revenda.

A manutenção veicular é fundamental quando o assunto é segurança no trânsito. De nada adianta ser um bom motorista, se o veículo não atende às solicitações exigidas em cada situação. Assim, mantê-lo em perfeitas condições é um fator importante para a prevenção de acidentes. E isso vale para todos os tipos de veículos. É importante manter em dia itens como óleo, água, direção, estar atento à geometria dos pneus e balanceamento das rodas, molas, bandejas e sistemas de direção. Adilson Fagundes, gerente de serviços da oficina mecânica da Tterrasul, contou quais os cuidados básicos que o motorista deve ter para uma maior tranquilidade no trânsito.

PÉ NA EMBREAGEM 

Apoiar o pé na embreagem pode danificar o veículo, isto porque, nos carros atuais, o sistema é eletrônico, e portanto se torna mais sensível. Segundo o mecânico, esse é um cuidado essencial que o motorista deve ter. “Somente o fato de encostar o pé já aciona o equipamento, que só deve ser utilizado na hora certa”.

 

Girar a direção com o veículo parado 

Segundo Adilson, isso é um grande problema no caso de direção hidráulica, porque com o carro parado, o sistema tem um esforço muito maior, e com o tempo isso vai danificando o equipamento. “A dica é procurar não girar o volante quando for desnecessário”, alertou.

 

 

 

ABRIR A TAMPA DO RESERVATÓRIO DE ÁGUA COM O MOTOR QUENTE

Adilson destaca que isso é um dos erros mais comuns do motorista. Segundo ele, jamais deve-se abrir a tampa do reservatório com o motor quente. “Fazendo isso, pode entrar ar no reservatório, prejudicando o funcionamento do veículo, e isso é muito comum nos postos de gasolina. A forma correta é: sempre acrescentar água com o motor funcionando, ou cerca de 20 minutos após desligá-lo”, destacou.

 

MEDIÇÃO DO ÓLEO 

O mecânico destaca que é importante que a medição seja realizada após o carro estar desligado por 20 minutos, isto porque quando o veículo está em funcionamento, o óleo sobe. Deve-se esperar o óleo descer para o cárter (peça do automóvel onde cai o óleo), para se obter a medida correta.

 

CALIBRAGEM DOS PNEUS 

Segundo Adilson, o ideal é conferir a calibragem a cada 15 dias. Caso o motorista circule com a calibragem fora do padrão imposto pelo fabricante, os pneus podem se deformar. A orientação de libras do fabricante, na maioria dos veículos, está na tampa do tanque de gasolina

 

 

GEOMETRIA

Outro item indispensável, segundo o mecânico, é realizar a geometria das rodas do veículo. Caso isso não ocorra, um pneu novo pode se destruir em pouco tempo. O aconselhável é realizar o procedimento a cada 6 meses. O rodízio de pneus, ou seja, trocar os dianteiros pelos traseiros, é outra importante dica. 

.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.