Quarta-feira, 29 de Janeiro de 2014

CORRUPÇÃO

Cento e oitenta dias após ser sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, a lei federal que estabelece punições a empresas e pessoas jurídicas, cujos empregados ou representantes corrompam agentes públicos ou fraudem licitações, vai entrar em vigor hoje, quarta-feira, dia 29. A lei foi aprovada pelo Congresso Nacional, em resposta aos protestos populares que, em junho de 2013, tomaram as ruas de todo o País, exigindo, entre outras coisas, o fim da corrupção.

CAMELÔS

Já estamos nos últimos dias do mês de janeiro de 2014, e os camelôs continuam na mesma! Então tá.

JOELMA

Tive a oportunidade de assistir do outro lado da calçada, ao vivo, ao que hoje é uma triste lembrança. No dia 1º de fevereiro, fará 40 anos do incêndio do Edifício Joelma, que deixou quase 200 mortos, em São Paulo. A tragédia será relembrada pelo “Arquivo N”, que vai ao ar na Globo News, hoje, dia 29, a partir das 23h. Lembrada ainda hoje como um dos maiores incêndios do Brasil, a tragédia foi transmitida para o mundo, e é parte da história do telejornalismo.

CLIMA

Enquanto sofremos com o calor, os americanos sofrem com o frio. Os meteorologistas anunciam, para hoje, uma nova onda de frio nos Estados Unidos, com a temperatura podendo chegar a 45°C abaixo de zero…

SENADO

Pelo que leio na coluna da minha amiga Rosane de Oliveira, na ZH, de segunda-feira, está ficando difícil a candidatura da nossa conterrânea, Emília Fernandes, ao Senado, agora, pelo PC do B. Para quem não lembra, a Emília elegeu-se ao Senado pelo PTB, foi para o PDT, e concorreu à reeleição pelo PT. A sua mais recente troca do PT pelo PC do B deve ter deixado muitas mágoas, pois o PT diz que a vaga para o Senado é do PC do B, mas querem que os comunistas indiquem a atual Secretária do Turismo, Abgail Pereira, que em 2010 fez 1,5 milhão de votos. Além dos petistas avaliarem que a Abgail é mais competitiva, a Emília enfrenta dificuldades para unificar a militância!

INDÚSTRIAS

Em mais de 15 anos do nosso distrito industrial, conseguimos apenas uma engarrafadora de bebidas. Pelo que li em nossa A Plateia dominical, estão pensando em doar dois hectares da área do distrito para uma área de inspeção animal, se o quarentenário for desativado mesmo. Seremos o primeiro distrito industrial a ter fábrica de adubo ecológico, o popular estrume. Então tá…

TUDO PELO SOCIAL

Nas minhas andanças pela capital dos gaúchos, encontro o prefeito de Bagé, Dudu Colombo, sempre muito educado, atencioso e esbanjando simpatia. O petista e alguns assessores almoçavam em um restaurante na Cidade Baixa e, acreditem, o custo era de R$ 9,00 por pessoa.

E-MAIL

Caro Duda:
Dentre as variáveis que nossas vinícolas analisaram, com certeza menosprezaram uma que considero importante, “o engarrafamento na origem”, que os italianos e franceses tanto prezam. Levar num caminhão pipa numa viagem de 600km (depois voltar com as garrafas balançando), com toda a certeza vai piorar a qualidade de nossos vinhos, fazendo-os decair a padrão semelhante aos vinhos de US$ 4 dos free shops. Sem contar que haverá encarecimento. Se se deixasse ao menos um pequeno engarrafamento na cidade para vinhos mais nobres, mesmo com a deseconomia de escalas, manteria, parcialmente o “engarrafamento na origem” para uma parcela da produção. Daria distinção ao produto e manteria, para honra santanense, uma fábrica de excelência no município.
Luiz Carlos Sant’Anna
Economista

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.