ARTE MARCIAL: JUDÔ

Conheça os benefícios da modalidade, declarada pela UNESCO como o melhor esporte para a formação de crianças e jovens

Aula binacional de Judô

Artes marciais são disciplinas físicas e mentais codificadas em diferentes graus, que têm como objetivo um alto desenvolvimento de seus praticantes, para que possam se defender ou submeter o adversário mediante diversas técnicas. Em cada parte do mundo, se proliferam cada vez mais os diversos modelos de luta. Uma das mais populares é o Judô, de origem japonesa, criado pelo professor de educação física Jigoro Kano, em 1882.

No início do ano passado, um estudo da UNESCO-Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, declarou que o judô é o melhor esporte como formação inicial para as crianças e jovens de quatro a vinte e um anos, uma vez que promove uma educação física integral. O esporte permite, através do conhecimento e prática regular, o aprimoramento de todas as possibilidades psicomotoras.

Airton Costa, sensei, 3º DAN faixa preta em judô

Segundo Airton Costa, santanense, faixa preta em judô e 3º DAN em judô, hoje em dia, uma das maiores preocupações é a escolha de um bom profissional para a instrução das técnicas e filosofias. Conforme ele, existem muitos locais que não contam com professores especializados e vinculados a nenhuma entidade ou federação, e o trabalho com essas pessoas descredenciadas e despreparadas pode acarretar em sérios problemas físicos e sociais. “Levar uma criança para treinar com alguém que não está preparado, ao invés de trazer um benefício, pode fazer um grande mal, podendo trazer lesões e riscos para a saúde”. Airton também realiza um trabalho social, ensinando as pessoas de baixa renda gratuitamente. As inscrições podem ser feitas no Kodokan, em frente à Praça da Estação.

 

 

 

Beto Paim, sensei, 2º DAN faixa preta em judô

Beto Paim, santanense, faixa preta e 2º DAN em judô, destaca que o foco do esporte é formar cidadãos e não apenas competir. “A competição vem depois, o nosso primeiro objetivo é a formação de caráter e disciplina, ou seja, de um cidadão de bem”. Beto também realiza um trabalho social, ensinando desde crianças até adultos, de forma gratuita. As inscrições podem ser feitas no Clube Caixeiral.

O principal conceito abordado no esporte é o próprio significado da palavra Judô: em japonês, JU significa Caminho, e DÔ, suave (Caminho Suave). Assim, formula-se a ideia de esporte saudável, sem incitação à violência e que pode ser praticado não apenas por crianças, mas por qualquer outra faixa etária. O esporte pode abranger crianças a partir 4 anos até idosos.

 

 

Benefícios do Judô

Condicionamento Físico: 

Obtido pela prática do esporte, que exige esforço físico de forma ordenada e metódica, para proporcionar um corpo forte e saudável, prevenindo de doenças e condicionando-o a reagir reflexivamente para evitar acidentes;

Espírito de Luta:

O indivíduo se torna mentalmente, condicionado a proteger seu próprio corpo em circunstâncias difíceis, defendendo-se quando ameaçado. Adquire autoconfiança e autocontrole; portanto o Judô é uma arte para a autodefesa.

Atitude Moral:

Induz à humildade, através do rigor do treinamento, que proporciona a perseverança, tolerância, cooperação, generosidade, respeito, coragem, compostura e cortesia.
Os professores realizam um trabalho recreativo para as crianças mais jovens, isto porque elas devem ter prazer naquilo que fazem, para não se tornarem pessoas entediadas e estressadas. Deve brincar e suas atividades serem feitas através da recreação.

Ideologias

• Quem teme perder já está vencido;
• Somente se aproxima da perfeição quem a procura com constância, sabedoria e, sobretudo humildade;
• Quando verificares com tristeza que não sabes nada, terás feito teu primeiro progresso no aprendizado;
• Nunca te orgulhes de haver vencido a um adversário, o que venceste hoje poderá derrotar-te amanhã. A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância;
• O judoca não se aperfeiçoa para lutar, luta para se aperfeiçoar;
• Conhecer-se é dominar-se, dominar-se é triunfar;
• O judoca é o que possui inteligência para compreender aquilo que lhe ensinam, e paciência para ensinar o que aprendeu aos seus semelhantes;
• Saber cada dia um pouco mais e usá-lo todos os dias para o bem, esse é o caminho dos verdadeiros judocas;
• Praticar judô é educar a mente a pensar com velocidade e exatidão, bem como o corpo obedecer com justeza. • O corpo é uma arma cuja eficiência depende da precisão com que se usa a inteligência.

Os judocas precisam se aperfeiçoar cada vez mais, com isso, existem graduações, chamadas de DAN.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.