Verão intensifica o surgimento de animais peçonhentos na Fronteira

 Conheça os cuidados a serem adotados em casos de ataques e como se prevenir

O período de verão, somado ao intenso calor e chuvas esporádicas, intensifica a proliferação de algumas espécies de animais peçonhentos na região. É no verão que o metabolismo desses animais fica mais acentuado e a população de insetos sai dos esconderijos em busca de alimentos e abrigos mais frescos.

Na Fronteira, alguns moradores dos bairros Planalto e Jardim Europa relataram o aparecimento frequente de escorpiões e cobras do tipo “cruzeira”, motivo pelo qual o cuidado deve ser redobrado. O caso mais recente é o do Sr. Luiz Alberto Mendes, militar aposentado, morador da Vila Jaime Camargo. No último dia 17, sexta-feira pela manhã, ele foi picado por um escorpião vermelho dentro da dispensa de sua casa, ao procurar por sua caixa de ferramentas. Luiz Alberto recebeu cuidados médicos e passa bem, mas o susto de serve alerta para a situação.

Segundo o biólogo Thiago dos Reis, da Secretaria do Meio Ambiente, na região de Sant’Ana do Livramento, é comum o aparecimento de escorpiões, barbeiros, aranhas, abelhas e cobras, principalmente as do tipo “cruzeira”, todas elas espécies comuns do terreno. De acordo com ele, esses animais possuem um mecanismo de termorregulação corporal, por isso o período de verão e o intenso calor contribuem diretamente para o surgimento desses bichos em maior quantidade.

Thiago explica que o aparecimento dessas espécies não significa propriamente um ataque ao ser humano, mas uma forma de auto-defesa, é o instinto de sobrevivência. “Devido ao calor intenso do solo, eles vêm à superfície e acabam por ingressar nas casas e habitações, gerando contato direto com pessoas e/ou criações, sem esquecer os animais domésticos que também podem se tornar vítimas desses bichos”, declarou. Embora, na maioria dos casos, o veneno não seja mortal, a população deve tomar muito cuidado com as reações colaterais causadas pelo contato com a substância expelida pelo animal. Recomenda-se procurar sempre o pronto socorro mais próximo e estar atento ao tipo de animal responsável pelo ataque.

“Animais peçonhentos estão presentes tanto na zona rural, quanto na zona urbana da cidade, por isso, é aconselhável o cuidado dobrado para famílias com crianças e idosos”, esclareceu o biólogo. Da mesma forma, animais de grande porte da zona rural estão sujeitos aos ataques de cobras, escorpiões e outras espécies. A Vigilância Sanitária em Sant’Ana do Livramento, na Rua Salgado Filho, 662, disponibiliza atendimento para esses casos. Conforme denúncias de aparecimento desses animais, uma equipe é direcionada para uma visita no local mencionado. A população pode contar, ainda, com orientação profissional da Vigilância a respeito de limpeza do solo, retirada de entulhos e empresas especializadas na dedetização desses ambientes.

O órgão ainda recomenda que ao encontrar esses animais, a pessoa não tente confrontá-los, mantenha distância e a calma, e que mesmo após morto, o animal não deve ser manuseado, sob o risco de algum contato com substância venenosa. Advertir crianças a respeito desse perigo também é importante para se evitar acidentes.

Caso queira relatar algum caso para a Vigilância Sanitária, entre em contato pelos números (55) 3243-3182 ou (55) 9914-4412. O verão é tempo de sol, piscina e diversão, mas não se esqueça dos perigos e cuidados importantes para o período. Prevenir acidentes é sempre o melhor caminho. 

Alguns cuidados importantes que, se adotados, podem evitar acidentes:

-Ao calçar um sapato ou sandália é sempre bom conferir o seu interior;

- Evitar andar descalço e sempre iluminar os espaços da casa ao percorrer distâncias do quarto, cozinha, salas e banheiros;

- Não acumular entulhos, lixos, telhas e tijolos por se tornarem abrigo para a maioria desses animais e ao lidar com o transporte desses materiais procure sempre fazer uso de luvas e calçados fechados;

- Vedar bem ralos de pias, tanques e soleiras de portas com saquinhos de areia ou telas;

- Manter camas, berços e sofás afastados das paredes e sempre conferir roupas e toalhas antes de usá-las.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.