Assentamento Cerro dos Munhoz vai abrigar projeto agroindustrial

Assentamento Cerro dos Munhoz vai abrigar projeto agroindustrial

O vereador Itacir, em pé, com o secretário Fernandes, Sandra, Lucimara e Vicente, na reunião de ontem

Ontem pela manhã, o secretário municipal Carlos Alberto Fernandes, titular da Agricultura, Pecuária e Abastecimento esteve na Câmara de Vereadores, no gabinete do vereador Itacir Soares (PT). Dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Assentamento Cerro dos Munhoz, Vicente Villes, Sandra e Lucimara, conversaram com o legislador e o secretário a respeito da potencialidade agroindustrial a ser desenvolvida.

O parlamentar petista disse estar satisfeito ao receber em seu gabinete a comitiva, com a finalidade de conversar sobre uma pauta extremamente importante para a comunidade de assentados, e, de forma positiva, impactante sobre a economia da comunidade santanense. “Nossa pauta foi um projeto de agroindústria que estará sendo instalado no assentamento dos Munhoz. São recursos que estão vindo para Livramento, por meio do Programa Terra, Sol, do Incra” – disse o vereador, avaliando a reunião como importante, especialmente em função de que a comunidade que vai abrigar o projeto passará a ter plenas condições de agregar valor a seu produto.

O secretário Carlos Alberto Fernandes, da mesma forma, disse que a pasta da Agricultura mantém um objetivo constante: fomentar a agroindustrialização a partir de ações junto a assentamentos e famílias de pequenos agricultores e produtores. Fernandes confirmou que durante a reunião foi incumbido de entrar em contato com o respectivo setor, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária-Incra, para levar adiante o projeto.

De acordo com Fernandes, o Terra Sol é um programa de fomento à agroindustrialização e à comercialização por meio da elaboração de planos de negócios, pesquisa de mercado, consultorias, capacitação em viabilidade econômica, além de gestão e implantação/recuperação/ampliação de agroindústrias; bem como atividades não agrícolas – como turismo rural, artesanato e agroecologia – também são apoiadas.

Itacir Soares recorda que a ação foi criada em 2004 e faz parte do Plano Nacional de Reforma Agrária (PNRA) e do Plano Plurianual (PPA) que define os programas prioritários do Governo Federal. Durante esse período, foram disponibilizados R$ 44 milhões em recursos, que propiciaram a implantação de 102 projetos e beneficiaram 147 mil famílias em todo o Brasil. A meta é o aumento de renda dos assentamentos da reforma agrária, por meio de atividades socioeconômicas sustentáveis, valorizando as características regionais, experiências e potencialidades locais, com ênfase na agroecologia.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.