Temporada de excelentes negócios na Rural

Bom momento do setor ovino, extensivo a todas as raças trabalhadas na Fronteira está refletido no fluxo de comercialização

Bom fluxo de negócios vem sendo registrado nos remates desenvolvidos na Rural de Livramento

Sant’Ana do Livramento é o referencial atrativo da genética de qualidade na ovinocultura, com os remates que estão sendo realizados no parque de exposições Augusto Pereira de Carvalho. Esse reflexo positivo está sendo sentido nas vendas dos remates desde o remate inaugural, o Top Ovinos, segunda edição, com Balcão Agronegócios no martelo.

A 36a Exposição Feira de Ovinos de Verão, neste ano, acrescenta em perspectivas de negócios, com uma disponibilidade superior a 4.700 ovinos concentrados, das diversas raças trabalhadas em âmbito local e cuja genética sai dos campos de Sant’Ana do Livramento para criatórios no Rio Grande do Sul e no Brasil.

Segundo recorda o presidente da Rural de Livramento, Luiz Cláudio Andrade, associadas a todos os elementos de mercado – tanto no segmento carne, quanto lã – devem ser acrescidas as condições de crédito para que os criadores adquiram matrizes, por intermédio dos financiamentos oficiais, bem como a tradição do município na ovinocultura, já que Livramento detém o maior rebanho ovino do Brasil no geral e também, especificamente, em muitas raças.

O presidente faz referência ao momento positivo da ovinocultura, retratado pelo movimento de pista ágil registrado nos primeiros leilões, cujos números deverão ser totalizados ainda nesta semana por parte das empresas organizadoras, para posterior divulgação da venda parcial.

De acordo com Andrade, são cabanhas reconhecidas pelo produto que oferecem e, portanto, ofertantes de animais de qualidade referencial para sua habitual clientela e, ainda, para eventuais novos compradores, que são estimulados pela fase interessante do mercado de negócios com ovinos.

“Já que este é o fim de semana da raça Texel, por exemplo, é interessante mencionar que pela primeira vez Sant’Ana do Livramento está sediando uma exposição feira nacional, o que muito orgulha a todos os santanenses, em especial ao setor produtivo, como um todo” – refere Andrade.

O 1o tesoureiro da Associação e Sindicato Rural de Livramento, Luigy Lopes Rodrigues, experiente leiloeiro rural, disse que estão se confirmando as boas expectativas na pista da Rural, principalmente pelo bom momento da ovinocultura, tanto no segmento de lã, quanto para ovinos carne. “Está bom para todos, para quem cria as raças de carne e as raças de lã. Eu acredito que, a exemplo do ano passado, as vendas continuarão sendo boas, mas as médias de preço devem ficar um pouco maiores neste ano, em relação comparativa com o ano passado, principalmente nas raças produtoras de lã fina. As raças de carne tiveram preços excelentes no ano passado, por isso acredito que o valor fique estável neste ano” – disse ele.

Os estímulos, sobretudo pelo governo do Rio Grande do Sul, ao criatório de ovinos, com programas específicos, estão confirmando a procura por matrizes em maior escala. Entretanto, isso não isola a procura por bons reprodutores, pois a qualidade genética é um somatório de bons pais com boas mães, lógica essa que estabelece a continuidade na movimentação positiva que vem sendo verificada na pista da Rural santanense.

PROGRAMA DE REMATES

20 de janeiro
19h – Cabanha São Pedro
27 de janeiro
19h – Cabanha Santa Úrsula
3 de fevereiro
19h – Cabanha Santa Filomena
4 de fevereiro
19h – Cabanha Recanto da Esperança
5 de fevereiro
19h – Cabanha Nova Aurora

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.