Marcos Costa, um exemplo de determinação e amor ao esporte

Atleta luta para conseguir patrocínio e seguir representando Livramento

Atleta luta para conseguir patrocínio e seguir representando Livramento

As dificuldades para manter a grande paixão pelo atletismo parecem ser as companheiras inseparáveis do obstinado Marcos Costa, que no alto dos seus 27 anos de idade é casado com Jenifer, com a qual possui dois filhos: Luis Felipe (de 6 anos) e Mariana (de 5 anos). Incansável na busca de dias melhores, rumo à concretização de seu maior sonho – contar com as condições necessárias para poder se dedicar aos treinamentos com mais tranquilidade – ele tem na carreira de atleta um grande desafio. Mas Marcos não desiste e trabalha com muita determinação para atingir seus objetivos, e a cada prova, principalmente fora do território santanense, bate de porta em porta para conseguir os recursos necessários para poder competir.

A Plateia traz, hoje, um pouco da história deste jovem que é um exemplo de determinação e amor ao esporte. Confira, a seguir, entrevista especial concedida por Costa.

ENTREVISTA

A Plateia – Quando o atletismo entrou na sua vida?
Costa – Desde criança, minhas brincadeiras preferidas envolviam a corrida. Porém, apenas em 2005 comecei a praticar de forma mais efetiva, pois foi exatamente quando ingressei no serviço militar (2ª Bia AAAé).

A Plateia – Conte um pouco sobre o início da sua trajetória?
Costa – Fiquei sete anos no quartel, e durante este período muito aprendi e conquistei. Comecei a destacar-me nas provas em 2009, após uma meia-maratona em Blumenau (SC), oportunidade em que sofri um atropelamento dentro do percurso da prova. Sofri algumas contusões, em especial no joelho esquerdo, e os médicos que me atenderam na época achavam muito difícil que eu voltasse a competir. Mas contrariando todas as expectativas, voltei a treinar algumas semanas depois, e graças a Deus retornei às competições com um condicionamento melhor ainda.

A Plateia – Quais as maiores dificuldades que você enfrenta atualmente?
Costa – É com relação à falta de patrocínio. Estou trabalhando no Posto Espigão Matriz, no turno da madrugada. Assim, durante o dia, cuido de meus filhos, enquanto minha esposa sai para trabalhar. No fim da tarde, realizo meus treinamentos. Não é fácil, mas vou levando. Certamente, se pudesse contar com os recursos suficientes para manter minhas atividades, as coisas seriam mais tranquilas. Posso dizer que a falta de patrocínio consegue ser ainda mais implacável que os adversários de provas ou os treinos fortes. No ano passado, inclusive, sofri com uma anemia grave, e sem saber, segui competindo até a exaustão, tamanha a minha vontade de seguir praticando esporte.

A Plateia – Dentro do calendário esportivo, qual a sua próxima prova?
Costa – É uma corrida em Barcelona (Espanha), no dia 16 de fevereiro, que faz parte de três eventos dos quais a empresa de Everton Larrondo, santanense, diretor da agência de turismo esportivo Maratonas no Mundo, está organizando uma delegação brasileira para participar da referida competição, assim como a maratona de Bruxelas, no dia 22 de fevereiro, e outra na França. Estou lutando para conseguir os recursos financeiros necessários para bancar a viagem à Europa. Esta é uma excelente oportunidade para que alguém possa se sensibilizar e tomar consciência do quanto o patrocínio a um atleta de destaque pode dar de retorno, no que se refere a marketing. Levo fé. Sei que em Barcelona, tendo em vista a participação dos quenianos, a chance de conquistar o alto do pódio não seja tão grande, mas se eu conseguir o dinheiro suficiente para ir à Espanha, talvez eu possa permanecer na Europa por mais alguns dias e garantir presença em Bruxelas, onde a chance de título é bem maior.

A Plateia – Como a comunidade santanense pode ajudá-lo?
Costa – Toda e qualquer colaboração é muito bem-vinda. Gostaria que empresários e as pessoas em geral acreditassem no meu potencial e se engajassem no meu trabalho esportivo. Por isso, todos aqueles que desejarem colaborar para tornar possível minha participação na maratona de Barcelona, coloco o telefone (55) 91107952 à disposição para mais esclarecimentos. Não esquecendo, é claro, de agradecer o apoio que venho recebendo por parte do Barão Free Shop, Grupo de Corridas Cia. dos Cavalos (Porto Alegre), Clínica César Fernandez, Pimpolho, Tchê Farmácias, Dr. Álvaro Arteche, escritório Cati, Vinicius Magalhães, sargento Doze, Du Pé Calçados (família Yasin), RCC FM e A Plateia, postos Espigão e Daner Pedroso.

TÍTULOS CONQUISTADOS
- TERCEIRO LUGAR na final estadual do SESC, na prova de 1500 metros, realizada em Porto Alegre, em novembro de 2013.
- TERCEIRO LUGAR no GP Brasil de Atletismo, na prova de 1500 metros, realizada em Belém do Pará, em maio de 2013.
- CAMPEÃO ESTADUAL E RECORDISTA DO CIRCUITO SESC realizado em Porto Alegre, em dezembro de 2012.
- TERCEIRO LUGAR na corrida monumental e despedida do Olímpico realizada em Porto Alegre, em dezembro de 2012.
- VICE-CAMPEÃO no circuito corujão do esporte realizada pela Rede Globo, em Brasília-DF, em setembro de 2012.
- TERCEIRO LUGAR na corrida de Aniversario da Eletrobrás realizado no Rio de Janeiro, julho de 2012.
- TERCEIRO LUGAR no GP Brasil de Atletismo, na prova de 1500 metros, realizada em Belém do Pará, de maio de 2012.
- VICE-CAMPEÃO SUL-AMERICANO de 1500 metros, na prova de Atletismo em Montevidéu (Uruguai), maio de 2011.
- QUARTO LUGAR na prova de 1500 metros nos Jogos Mundiais Militares, Rio de Janeiro, em setembro de 2011.
- CAMPEÃO BRASILEIRO do CIRCUITO de CORRIDA de RUA com última etapa em Brasília, em 2008.
- TERCEIRO LUGAR na CORRIDA de RUA Trak in Field, realizada no Rio de Janeiro, em 2011.
- Devido ao número de medalhas é considerado o Atleta mais laureado das Olimpíadas da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.
- Além de inúmeras vitórias com medalhas e troféus.

CORRIDAS A REPRESENTAR PATROCÍNIO
Cronograma de Competições de 2014
- Provas em Barcelona, Bruxelas e França – fevereiro e março
- 39ª Corrida San Fernando – Punta Del este ( Uruguay) – 06 de janeiro
- Maratona de Israel – março
- Campeonato Sul-Americano de Atletismo – Montevidéu – abril
- Trak & Field Run– Florianópolis –28 de abril
- Campeonato Sul-Americano Governo Do Pará De Milha De Rua-Belém – Pa – maio
- Grande Prêmio Internacional Caixa Governo Do Pará de Atletismo- Belém – maio
- Grande Prêmio Internacional Caixa São Paulo de Atletismo – São Paulo – maio
- XXXI TROFÉU BRASIL CAIXA DE ATLETISMO- São Paulo- de 06 a 09 de junho
Além de inúmeras outras corridas, cujas datas ainda serão definidas

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.