Argentina vai importar tomates do Brasil

A relação entre Brasil e Argentina, no que se refere a importações e exportações, é antiga. Mas, a notícia impactante da semana é o fato de – depois de um aumento de preço vertiginoso em 2013 – o tomate brasileiro é o foco dos argentinos. O chefe de gabinete do governo argentino, Jorge Capitanich, anunciou nesta semana que o país vizinho vai importar tomates do Brasil para “garantir que o consumidor receba itens com preços tabelados e garantia de abastecimento”. A preocupação da administração Kirchner são as elevações de preço sazonais do produto.

“Estima-se que o tomate poderia sofrer redução de oferta e, em consequência, incremento de preço nos próximos dez dias, por problemas climáticos” – disse Capitanich, em coletiva de imprensa na Casa Rosada.

Para isso, o funcionário explicou que a “presidenta (Cristina Kirchner) instrui o ministro (de Economia) Axel Kicillof para que, através do Mercado Central de la República Argentina, propicie a importação de tomates de Brasil para garantir quantidade e preço aos consumidores. Se for possível preços menores aos de mercado, melhor”.

Capitanich foi além, e adiantou que essa política “será aplicada com todos os itens que sofram problemas de oferta sazonal ou que possam afetar o nível do programa ‘Preços Tabelados’. Já avaliamos o comportamento de preço de alguns itens”. Com a notícia, a tendência é de que se incremente o plantio do tomate nas várias regiões produtoras.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.