Junta do Serviço Militar orienta população quanto a alistamento

Servidores destacam prazo e documentos necessários para realizar inscrição

Servidores esperam os jovens para alistamento

A junta do serviço militar de Sant’Ana do Livramento, através do servidores José Serrate Silveira e Adão de Freitas, está alertando quanto ao prazo para o alistamento militar, para jovens nascidos em 1996 e anos anteriores, ainda em débito com o Serviço Militar.
Os servidores destacaram que esse serviço consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas pelas Forças Armadas e compreenderá, na Mobilização de Pessoal, todos os encargos com a Defesa Nacional. “O alistamento deve ser realizado por todo jovem brasileiro, do sexo masculino, no período de 1º de janeiro a 30 de junho do ano em que o cidadão completar dezoito anos, na Junta Militar”, destacou José.
Adão comentou que o alistamento militar é obrigatório para todos os homens brasileiros e para aqueles que são naturalizados, desde que tenham o certificado, e no ano em que o jovem completar 18 anos deverá procurar uma Junta de Serviço Militar e se alistar.

Documentos Necessários
Para se alistar, o jovem deverá comparecer à Junta de Serviço Militar, localizada junto ao prédio da Prefeitura Municipal, em horário de expediente, das 7h30 às 13h, munido de: Certidão de Nascimento ou Casamento original ou RG; CPF – Cadastro de Pessoas Físicas; certidão de Naturalização ou Termo de Opção (para brasileiros naturalizados ou por opção); registro de emancipação (no caso dos índios); duas fotos 3×4 (sem data e recente) e um comprovante de residência. A Junta alerta para que os jovens não esqueçam de nenhum desses documentos e respeitem as datas e horários de atendimento.

Deficientes físicos
Os servidores alertam que os portadores de deficiência física estão isentos do Serviço Militar, no entanto, devem comprovar tal situação para receber o CI, Certificado de Isenção. Já os que apresentarem algum tipo de deficiência temporária receberão o CDI, Certificado de Dispensa da Incorporação. Mesmo assim, nos dois casos é preciso comparecer à Junta Militar e realizar o alistamento normalmente.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.