Vereador Nogueira pede informações sobre o Plano Municipal de Resíduos Sólidos

Jansen Nogueira com o biólogo Márcio Rodrigues, no DEMA, durante a visita do legislador

O vereador Jansen Nogueira (PT) esteve, na última quinta-feira, 20 de dezembro, no Departamento Municipal de Meio Ambiente (DEMA), conversando com o biólogo Márcio Rodrigues, solicitando informações sobre a construção do Plano Municipal de Resíduos Sólidos de Sant’Ana do Livramento. Jansen disse estar preocupado sobre o prazo para implantação do plano, sob pena que o município poderá deixar de receber recursos federais. O plano ainda tem que ser analisado e aprovado pela Câmara.

O legislador também questionou a implantação da coleta seletiva na cidade e obteve respostas concretas de que o executivo já está tratando dessas questões, contando, ainda, com um plano pré-montado, criação de diversos pontos de coleta começando com um projeto piloto a ser definido pelo prefeito Glauber Lima e a colaboração de setores da Prefeitura que irão dar base ao andamento do processo. O vereador ponderou, também, sobre a necessidade de se aplicar mais coleta seletiva e tratamento de resíduos sólidos para reduzir os custos com a saúde pública e com a terceirização do serviço.

Esse Plano de Resíduos Sólidos de Sant’Ana do Livramento, junto à prática da coleta seletiva e à extinção dos lixões, faz parte do Plano Nacional – Lei 12.305/2010, que irá trazer mais saúde e diminuir os custos do lixo por parte do município. Para Jansen, todos podem contribuir para a construção deste plano: governo municipal, Câmara Municipal e a sociedade civil, mas é preciso que todos também tenham consciência e que cada um faça o seu papel.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.