Parabéns, Ronaldo Custódio

Santanense recebe prêmio de “Engenheiro do Ano”

Ronaldo Custódio com seu mais recente livro, ENERGIA
EÓLICA para produção de energia elétrica.

O engenheiro e diretor de engenharia e operação da Eletrosul, uma das principais referências em energia eólica no Brasil, santanense Ronaldo dos Santos Custódio, receberá o prêmio Engenheiros do Ano, pela área pública, amanhã, 11 de dezembro, através da Sociedade de Engenharia-RS. O evento acontece às 20h, na Sede Social da Avenida Coronel Marcos, 163, no bairro Ipanema, em Porto Alegre-RS. O autor do livro Energia Eólica para Produção de Energia Elétrica, se orgulha por ser santanense, mantendo até hoje o contato com Livramento através de familiares residentes no município. 

Biografia

Cataventos da eólica de Sant’Ana do Livramento

O engenheiro, Ronaldo dos Santos Custódio começou sua trajetória em 1986, quando se formou na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Após, trabalhou na empresa brasileira, WEG Motores Elétricos, como projetista de máquina, e na Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina). Em 1989, ingressou na Eletrosul, como consultor, e então, foi consolidada sua carreira como engenheiro, no ano de 2002. Concluiu seu mestrado em Engenharia Elétrica e Eólica na PUC (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), trabalhou de 1999 a 2002, na Secretaria de Energias do RS, durante o governo Olívio, junto com a atual presidente Dilma Rousseff. Também foi idealizador do Atlas Eólico do Rio Grande do Sul, elaborado pela Secretaria de Energia, Minas e Comunicações do Estado do Rio Grande do Sul (2002), atuou como diretor Técnico (17/1/2003 a 27/4/2008) e presidente interino (2/4/2007 a 27/4/2008). É conselheiro do Operador Nacional do Sistema (ONS) e do CEPEL – Centro de Pesquisas de Energia Elétrica e atualmente, é diretor de engenharia e operação da Eletrosul.

Custódio ainda publicou as obras ENERGIA EÓLICA para produção de energia elétrica, 1ª edição, Eletrobrás (2009), Atlas Eólico do Rio Grande do Sul (2002), Parâmetros de Projetos de Fazendas Eólicas e Aplicação Específica no Rio Grande do Sul (dissertação de mestrado, PUC-RS, 2002) e Wind Farm Assessment: Preliminary Study to Rio Grande do Sul Brazil, Eurosun 2002, Bologna, Italy. 

Quanto à premiação

Segundo Ronaldo Custódio, o prêmio não é somente uma conquista sua, mas de todos. “Essa conquista é coletiva, se concentra em mim, pelas oportunidades em que tive possibilidade de mostrar meu trabalho, mas ele sozinho não seria nada, pois o bom técnico, sem as condições políticas adequadas, não consegue realizar o trabalho completo. Então essa combinação de oportunidades e características fez com que hoje eu tenha esse reconhecimento”, declarou.

A Plateia: “Para a população santanense é um orgulho ter um engenheiro premiado. Você também tem orgulho de ser daqui”?
Engenheiro: “Sim. Minha raiz nunca deixou de ser esta. Apesar de muito tempo morando longe, vou frequentemente para a Fronteira, sempre que posso trabalho em prol da cidade. É um orgulho ser um santanense homenageado, é como se Livramento tivesse sido homenageada, é uma motivação para seguir em frente e construir um país melhor. Para isso que se trabalha em uma empresa pública, para construir um futuro melhor”.

A Plateia: “O que ainda não fez na trajetória que ainda gostaria de fazer”?
Engenheiro: “A alegria de ver duas coisas: primeiro, a região, a Fronteira e toda metade sul tendo outras possibilidades, além das tradicionais, pois a energia eólica já é uma chance real na Fronteira. E em segundo, é ver a energia eólica se consolidando no Brasil, no Rio Grande do Sul, pois é uma energia limpa, que traz uma beleza turística e artística, com o trabalho da engenharia. Foram muitos anos de militância, então é fascinante ver este reconhecimento no País. 

Depoimento 

Ronaldo Custódio declarou que passou a ter maior visibilidade através do trabalho eólico, e que isso abriu diversas oportunidades importantes para sua vida. “Acredito que passei a ter maior visibilidade através do trabalho na eólica, quando ficou conhecida as minhas pesquisas e estudos. A partir daí, tive oportunidades muito importantes, dentre elas na Secretaria de Minas, Energia e Comunicações do RS, quando a energia eólica no RS realmente apareceu de forma estruturada, organizada, quando ficou conhecido que tinha um potencial eólico. Ali, foi uma forma de eu ficar conhecido publicamente como alguém que estudava a energia eólica, alguém que já tinha alguns cursos na Europa. Foi então, com a elaboração do Atlas eólico, que o RS e eu entramos para a história. No governo Lula, tive mais uma oportunidade, quando assumi a diretoria da Eletrosul. Nesses 11 anos que estou na empresa, houve uma mudança radical, a Eletrosul, hoje, é sete vezes maior do que era antes, então, esse crescimento me projetou profissionalmente”, declarou o engenheiro.

Os Engenheiros do Ano

*Pela área pública:

Ronaldo Custódio, diretor-técnico da Eletrosul

Pedro Luzardo Gomes, superintendente do Dnit-RS

Nanci Begnini Giugno, ex-presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

*Pela área privada:

Milton Melnick, presidente da Melnick Even

Fernando Luiz Zancan, presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral

Aristóteles Bourscheid, presidente da Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente S.A.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.