Vertente Estudantil encerra ao amanhecer com entrega de prêmios aos vencedores

Festival consolida posição de destaque no cenário festivaleiro pela qualidade dos trabalhos apresentados

Pode-se entender como a execução continuada de um projeto de sociologia. 2013 assinalou a maturidade de um festival que, não fosse pela característica estudantil e os critérios de participação, já poderia ser considerado de alto valor de profissionalismo e qualidade musical. Desde sexta-feira até a madrugada desta segunda, verteram talentos e competência no palco do ginásio de esportes do Instituto Estadual de Educação Professor Liberato Salzano Vieira da Cunha.

A 8ª Vertente da Canção Nativista Estudantil iniciou na noite de 22, com as primeiras composições passando pelo palco, tendo sequencia com novas concorrentes sendo apresentadas no sábado e a classificação para a final, prevista para a noite de domingo.

O número de concorrentes nas seis categorias do festival estudantil, porém, legou os resultados finais para o final da madrugada de segunda-feira. Eram pouco mais de 3h15 quando os jurados Jairo Lambari Fernandes, Daniel Cavalheiro, Roberto Giordani, Evair Gomes e Marcello Caminha concluíram a reunião que definiu os vencedores nas respectivas categorias.

A última concorrente passou pelo palco pouco antes das 2h, sendo realizado, a partir daí o show de Marcello Caminha, enquanto os integrantes da comissão julgadora conversavam a respeito da competição musical.

Durante entrevista para a rádio RCC FM – que pela primeira vez transmitiu o festival na íntegra -, a idealizadora e coordenadora da Vertente, professora Ana Eliza Pereira Ventimiglia ressaltou a satisfação pelo êxito do evento. Também mencionou que pelo segundo ano consecutivo a escola Leopoldo Hoff, de Porto Alegre, representada pela diretora, professores e alunos marcou presença em Livramento, com a finalidade de conhecer a forma de realização da Vertente. “Eles estão maravilhados, pois não tem vínculo com a música nativista e já adoraram no ano passado. Até podemos dizer que estamos exportando empreendedorismo nativista” – conceituou a professora no início da madrugada de hoje, conversando com Duda Pinto e Cleizer Maciel, pelas ondas da 95.3 MHz.

 Participação

A Rádio RCC FM, pela primeira vez, transmitiu, na íntegra a Vertente da Canção Nativista Estudantil. Sob a direção de Kamal Badra e Janete Badra, com trabalho técnico de Marcelo Pinto, a equipe da emissora esteve realizando a transmissão integral das 3 noites do festival estudantil. Cleizer Maciel, Duda Pinto, Édis Elgarte, Sebastião Muniz apresentaram aos ouvintes, com participações de músicos, poetas e pessoas ligadas à música nativista todos os detalhes pertinentes ao evento.

Familia Badra recebe homenagem

Os organizadores da Vertente, ao encerramento do evento, pouco antes das 3h40, realizaram uma homenagem à Família Badra, mencionando o histórico familiar e, atualmente, as várias áreas de atuação da família. Evidenciaram a área das comunicações, citando a RCC FM e o jornal A Plateia, com Antonio Zuheir e seus filhos, Kamal, Janete, Luciana e Fabio.

Os vencedores
Categoria Temática – Lendas Gaúchas – Troféu Lauro Simões
1º – Boitatá – Milonga
2º – Salamanca do Jarau – Chamamé

Categoria Instrumental – Troféu Marcello Caminha
1º – Olhos de Vidro – Milonga
2º – Quebrada Milonga – Milonga

Categoria Mirim – Troféu Lenço Branco
1º – Dois Caminhos (Um Par de Botas)
2º – Amigos de Sangue – Milonga

Categoria Juvenil – Troféu Eduardo dos Santos Simões Pires
1º – Saudade de Mim – Canção
2º – Sogueiro – Milonga

Categoria Adulta – Troféu Antônia Cecy Gonçalves Lopez
1º – Eu Te Sonhei para o Inverno – Milonga
2º – Tudo Limpo no Galpão – Chamamé

Categoria Universitária – Troféu Pedro Pinheiro Falcão
1º – La Caminante – Milonga
2º – Sacando Espuelas – Chacarera

Troféu Ediana Larruscaim – Melhor Intérprete: Felipe Adonis Aguiar – Uruguaiana
Troféu Luiz Cardoso – Melhor Instrumentista: Henrique Trajano Silva – Gaiteiro
Troféu Nelson Cardoso – Música Popular: Cinchado pelas ‘Viria’ – Vanera
Troféu Martin Fierro – Melhor Poesia: Dois Caminhos (Um Par de Botas) – Chamarra
Troféu Renato Borghetti – Melhor Grupo Instrumental: La Caminante – Milonga
Troféu Leonel Gomez – Melhor Arranjo: La Caminante – Milonga

Destaques
Troféu Família Badra – Destaque Categoria Mirim: Felipe Adornez Aguiar – intérprete
Troféu Família Badra – Destaque Categoria Juvenil: Kelli Botino – violonista
Troféu Águia Estudantil Instituto Estadual de Educação Professor Liberato Salzano Vieira da Cunha (Homenageada Professora Zélia Maria Vargas) – Campeã das Campeãs –
La Caminante – Milonga.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.