Ex-vereador pede ao Prefeito que decrete situação de emergência nas estradas rurais

Claudio Coronel disse ter enviado ao mandatário pedido, em função da grave condição da maioria dos caminhos e vias da campanha local

Estrada do Cerro do Chapéu, acima, e do Upamaroti, abaixo, com as chuvas

Ex-vereador e atual coordenador da agência local do Sine-FGTAS, Cláudio Coronel encaminhou ao prefeito Glauber Lima sugestão para a decretação de situação de emergência no município, pelas condições das estradas rurais, haja vista a situação de extrema precariedade em que se encontram. Informando ser um profundo conhecedor dos caminhos interioranos, ele comenta que, em virtude das fortes chuvas que assolaram o município, a trafegabilidade está muito comprometida, especialmente quando, em algumas regiões, choveu mais do que 15% de toda a chuva que historicamente ocorre em 12 meses.

“Regiões como o Cerro da Cruz, Upamaruti, Três Vendas, Ibicui da Armada e Coxilha Santo Inacio, entre outras, registram situação desesperadora para os produtores rurais, haja vista a destruição de bueiros e atoleiros ocasionados pelo excesso de água” – afirma.

A Escola Paulo Freire, no Cerro da Cruz, há mais de uma semana não tem aulas, pois o transporte escolar na região da Coxilha Santo Inacio está impraticável, conforme Coronel. “Inclusive, pontes como a da estrada da Florentina estão proporcionando alto risco de desabamento, conforme verificação que, in loco, nós realizamos” – comenta Cláudio Coronel.

Na região do basalto, segundo Coronel, a situação também é drástica. Ele refere que a ponte dos Moirões, no distrito do Espinilho, também está interditada, isolando os moradores do Rincão do Maneco da cidade, fato esse constatado também pelos moradores do Distrito do São Diogo, região do Mineiro e Coreia. “As sangas estão intransponíveis, a subida próxima à estância do Ruano está inacessível, da mesma forma, isolando os moradores da cidade. A estrada de São Leandro apresenta problemas em diversas localidades, principalmente na subida do passo das Pedras, e em Arroio dos Cardosos a planchada se destruiu” – comenta.

Coronel afirma que pôde constatar pessoalmente a difícil situação dos moradores do Cerro da Cruz, Upamaruti, Três Vendas, Pampeiro e Coxilha Santo Inacio. “Há fortes argumentos para o Prefeito decretar situação de emergência na zona rural, o que possibilita que os governos estadual e federal possam contribuir com a recuperação das inúmeras estradas rurais intransitáveis, hoje. São constantes os enormes prejuízos aos produtores rurais, no escoamento da produção, no transporte do leite, no plantio e transporte de insumos para as culturas do arroz e soja, que estão sendo realizados neste momento” – finaliza.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.