Temperança – Uma virtude que nos fortalece

Quando nos esforçamos continuamente por ser moderados, vencemos a nós mesmos, e não há vitória maior. Pode ser que esta virtude esteja ligada ao correto uso da dúvida. Hamlet era um príncipe dinamarquês que estudava em Londres. Foi chamado a sua terra por ter falecido seu pai, o rei da Dinamarca.

O moço encontrou em palácio sinais que o levaram, durante toda a peça escrita por Shakespeare, a extrema dúvida. Não haveria a grande tragédia, clássica e bem escrita, se Hamlet não duvidasse. Ele é o símbolo da dúvida, mas por seu comportamento é também o símbolo da Temperança. Eis por que Horácio, seu amigo, diz como mensagem final: Se Hamlet tivesse governado, teria sido um grande rei. Nos tempos modernos, tivemos a figura hamletiana do Papa Paulo VI, que certamente em sua juventude deve ter representado a Tragedia Hamlet em seu papael título. Se a não representou como jovem, a imprensa do mundo inteiro o qualificou como tal, e governou a Igreja de uma maneira que hoje o credencia como um dos grandes papas.

Considero a mais importante de suas contribuições para a cultura moderna sua Encíclica sobre o Diálogo: Ecclesiam Suam. Diálogo sem temperança, sem moderação não é diálogo. Destrói o pensamento do outro, nao faz pensar, não aceita o caminhar juntos, quando o verdadeiro diálogo é um compartilhar do falante com os que também podem e até sabem e querem falar. Não é só no falar que devemos ser temperados, mas já um bom começo. Se falar é comunicar-se, sejamos temperados no dirigir um automóvel e na vida social em geral. Sejamos sobretudo temperados com nós mesmos. Paulo VI compôs uma oração ao Espírito Santo para pedirmos a Deus que nos torne temperantes e moderados, e portanto fortes e fortalecidos em todas as circunstâncias da vida: Ó Espírito Santo, amor do Pai e do Filho: inspirai-me sempre o que devo pensar, o que devo dizer, como o devo dizer; o que devo calar, o que devo escrever, como devo agir, o que devo fazer para obter a vossa glória, o bem das almas e minha própria santificação. Amém.

Agapito Prates Paulo

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.