Clube Farroupilha sedia, neste sábado, festa de lançamento do Carnaval

Dirigentes de escolals de samba já estão apresentando projetos às autoridades locais

A Liga Independente das Escolas de Samba-Liesa e a Prefeitura Municipal realizam neste sábado, 16, a partir das 23h, no Clube Farroupilha, a festa de lançamento oficial do Carnaval Internacional de Rua de 2014. O evento contará com animação de grupos de pagode locais e mini-baterias das escolas de samba de Livramento. Segundo o presidente da Liesa, Jorge “Zica” Coelho, os ingressos para a festa de lançamento do carnaval ainda poderão ser adquiridos antecipadamente pelo valor de R$ 5,00, com os diretores da Liesa e diretorias das escolas de samba. Na portaria do evento, à noite, o ingresso será vendido a R$ 8,00 por pessoa.

Segundo o vice-presidente da Liesa, Carlos Henrique Leivas dos Santos, o “Chicão”, ficou estabelecido pelo conselho de presidentes de escolas de samba que integram a Liga que crianças até 12 anos não pagarão ingresso na festa deste sábado. Segundo ele, uma das principais metas da Liesa é exatamente promover uma maior participação das famílias no carnaval internacional de rua de Livramento. Além das atrações musicais, também haverá sorteio de vários brindes doados pelas empresas patrocinadoras entre os participantes do evento.

Um dos momentos mais esperados da festa de lançamento oficial do carnaval internacional de rua de Livramento será a participação do prefeito Glauber Lima, uma vez que espera-se o anúncio, pelo Chefe do Executivo, do encaminhamento de projeto à Câmara de Vereadores com proposta para a antecipação de repasse de 50% da ajuda de custo prevista no Orçamento de 2014 para as escolas de samba. A sugestão da antecipação foi feita ao Prefeito pelo presidente da Câmara de Vereadores, Dagberto Reis, que atua como delegado da Liesa junto à Superliga das Escolas de Samba do Rio Grande do Sul-Sulirgs, com o objetivo de estimular na organização do carnaval de 2014, a fim de que as escolas tenham tempo para estruturar seus desfiles.

Plano Municipal

 

A antecipação do valor da ajuda de custo para o carnaval é apenas um dos passos para a efetiva qualificação do carnaval de Livramento, proposta pelo vereador Dagberto Reis. Ele já está trabalhando também na formatação do projeto do Plano Municipal do Carnaval, que prevê a articulação de recursos, públicos e em parceria com a iniciativa privada, para a estruturação da cadeia produtiva desse segmento. O Plano Municipal do Carnaval de Sant’Ana do Livramento, segundo Dagberto Reis, deverá incluir até mesmo a destinação de áreas ou até prédios para que cada escola de samba possa instalar sua quadra e barracão para a realização de eventos e produção de material.

O vereador vem discutindo essa proposta com a Liesa e com os dirigentes das escolas de samba. Nesta semana, por exemplo, recebeu na Câmara de Vereadores a visita do carnavalesco Carlos Floravante Rodrigues Soares, o Lilo, presidente da Escola de Samba Nascentes Do Sol, acompanhado pelos vereadores Jansen Nogueira e Maria Helena Alves Duarte. A Nascente do Sol, inclusive, já mapeou um espaço no Parque do Sol para construir sua sede e já tem também um projeto pronto, que foi entregue por Lilo a Dagberto e que vai fazer parte do Plano Municipal de Carnaval.

“Esta é a cadeia produtiva do carnaval que começamos a construir em Livramento de forma coletiva, com a participação de todos que realmente têm compromisso com a cultura popular, adiantou Dagberto, parabenizando a direção da E.S. Nascente do Sol por sair na frente, “entendendo o projeto de carnaval participativo que precisamos criar para que o Carnaval de Sant’Ana do Livramento venha a se constituir em uma grande fonte para geração de emprego e renda, para a nossa alegria na avenida ser ainda maior”.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.