Renovação, após 14 anos

Trator foi entregue na manhã de quarta ao prefeito municipal Glauber Lima

Momento em que ocorreu a entrega das chaves do trator na frente da prefeitura municipal

O município de Sant’Ana do Livramento já teve uma das maiores Patrulhas agrícolas, composta por tratores e implementos do Estado do Rio Grande do Sul, para atendimento aos produtores rurais, mas foi perdendo equipamentos por falta de investimentos. De acordo com registros, os últimos equipamentos foram comprados no ano de 1999, quando da implantação no município do Programa Estadual de Fruticultura Irrigada da Metade Sul. Desde aquele ano, nenhum outro trator tinha sido adquirido pela Prefeitura Municipal. A última aquisição ocorreu no ano de 2007, porém, apenas implementos agrícolas.

Diante disso, e com a necessidade de equipar, melhorar e qualificar tecnologicamente a patrulha agrícola, com equipamentos que atendam às necessidades dos agricultores, objetivando auxiliá-los para que permaneçam no campo e fortaleçam a diversificação das culturas em suas propriedades rurais, que a atual gestão municipal recuperou proposta que tinha sido cadastrada no SICONV (Portal de Gestão de Convênios do Governo Federal), e formatou um novo projeto para a aquisição de novas máquinas. O recurso foi obtido através de emenda parlamentar da Deputada Federal Manuela D’Ávila, no valor de R$ 243.750,00, com o título Apoio ao pequeno e médio produtor agropecuário no Estado do Rio Grande do Sul. Mesmo sendo um recurso limitado, foi possível encaminhar a aquisição de 01 trator agrícola 4×4 novo e 12 novos implementos para equipar a Patrulha agrícola.

Manuela, autora da emenda

Conforme o secretário da Agricultura Carlinhos Fernandes, essa conquista “deve-se ao apoio fundamental da deputada federal Manuela D’Ávila, da ex-senadora Emilia Fernandes, que buscou junto ao Ministério da Agricultura a liberação dos recursos que tinham quase sido perdidos, que deverão ser utilizados para a produção forrageira, auxílio na ensilagem e fenação de forrageiras e implantação de pastagens e melhoramento de campos naturais, incentivando o desenvolvimento de atividades que impulsionem o crescimento e estruturação da cadeia produtiva do leite do município de Sant’Ana do Livramento, principalmente no que se refere ao aumento em quantidade e qualidade da produção e armazenamento de forrageiras, para fornecimento a bovinos de leite dos produtores beneficiados.”

O projeto propõe-se à aquisição de trator e implementos agrícolas, para apoiar produtores inseridos no Arranjo Produtivo Local do Leite (APL), por meio de ações da Patrulha Agrícola e do Departamento técnico agropecuário, ambos vinculados à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SMAPA, principalmente no que diz respeito à produção de forragens para alimentação de vacas leiteiras, através de implantação de pastagens verão e inverno, melhoramento de campo nativo, ensilagem e fenação, disponibilizando várias alternativas aos produtores, dependendo das particularidades e do sistema produtivo de cada propriedade leiteira.

O prefeito Glauber Lima comemorou essa conquista quando da entrega do trator na frente da Prefeitura. “Os resultados esperados são o incremento de receita por conta dos serviços que serão disponibilizados aos agricultores, sendo que os mesmos produzirão mais produtos agrícolas e alimentos, diversificando sua propriedade, gerando empregos, melhorando sua qualidade de vida, aumentando a autoestima, melhores condições de trabalho, diminuição do êxodo rural”, afirmou.

Os tratores e equipamentos serão geridos pela Patrulha Agrícola da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SMAPA, estavam presentes no ato, além do prefeito Glauber Gularte Lima, secretário Carlinhos Fernandes os representantes da empresa vencedora da licitação Jorge Santos, o chefe da Patrulha Agrícola Raul Duarte e o tratorista Ademir.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.