Audiência busca elaborar energia para o campo

Subcomissão da Assembleia Legislativa identificou a baixa qualidade de energia no campo como um dos impedimentos no desenvolvimento da agricultura familiar

A qualidade da energia no meio rural foi tema de debate, na última terça-feira, 12, em audiência na sede da Secretaria de Infraestrutura e Logística-Seinfra, em Porto Alegre. A ideia, segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo-SDR, Ivar Pavan, é elaborar um plano para 2014/2015, com objetivo de enfrentar o drama vivido por quem vive no meio rural. Ele participou do evento juntamente com o titular da Seinfra, João Vitor, e entidades ligadas ao setor. Novas reuniões envolvendo Governo Estadual, a Companhia Estadual de Energia Elétrica-CEEE e outras entidades serão marcadas para dar encaminhamentos ao tema.

Em 2007, a Assembleia Legislativa do Estado, por meio da subcomissão de “Qualidade da Energia Elétrica Distribuída no Meio Rural e Centros Urbanos de Pequenos Municípios”, identificou a baixa qualidade de energia no campo como um dos impedimentos no desenvolvimento da agricultura familiar. Hoje, uma série de programas da SDR, como por exemplo, o Irrigando a Agricultura Familiar, Mais Água Mais Renda, Agroindústria Familiar, Leite Gaúcho e Qualificação da Infraestrutura dos Assentamentos, enfrentam restrições pela falta de qualidade da energia fornecida.

Em parceria com órgãos estaduais e municipais, a SDR realizou um levantamento em 2.583 propriedades, das quais 87% eram abastecidas por redes monofásicas e 34% por ramais de profundidade em estado precário de conservação e utilização, dificultando as atividades produtivas.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.