Tatiane Marfetan propõe prevenção à gravidez na adolescência

Jovens são principal foco do projeto desenvolvido pela legisladora

Ivonir Rangel, Fernanda Pereira, Tatiane, Ana Emilia Bica e Margarete Vaz

Este é um marco importante para a história de Sant’Ana do Livramento em reconhecer este problema como prioritário na agenda municipal de políticas públicas para crianças, jovens e adolescentes.

A afirmação é da vereadora Tatiane Marfetan (PTB), ao propor, em âmbito de Legislativo, uma ação efetiva em termos de política pública. Trata-se de uma Campanha Permanente de Conscientização e da Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Atendimento da Gravidez na Adolescência. “Temos que incluir no Calendário Oficial do Município. Caberá à Secretaria da Saúde, Secretaria de Educação, Conselho Tutelar, Associações, Conselhos, Entidades, setor privado e demais órgãos estaduais e federais, fomentar ações e atividades relativas ao tema como: campanhas, atividades escolares, seminários, palestras, debates, conferências, elaboração de uma política permanente, entre outras” – ressaltou a vereadora, que pretende, mais uma vez, firmar parcerias para pôr em prática mais um trabalho que abrangerá as áreas de educação e saúde” – explanou.

De acordo com Tatiane Marfetan, o foco é melhor adequar seu projeto à realidade do município. Nesse sentido, a petebista reuniu-se, na manhã do dia 13, com a equipe do Projeto Saúde na Escola, para buscar apoio e traçar diretrizes de trabalho para o ano vindouro.

Estiveram presentes Fernanda Pereira, Ivonir Alves Rangel, ambas da secretaria de Educação, bem como as representantes da secretaria de Saúde, Margarette Vaz e Ana Emilia Bica.

Um enfoque relevante

“A gravidez precoce tornou-se um verdadeiro problema no Brasil. É cada vez mais comum ver mães que ainda brincam de bonecas carregando seus filhos, sem nenhuma condição e entendimento dos deveres e obrigações que aquela situação necessita” – explana. Para ela, além do abandono, que é um fato frequente, a propagação de doenças sexualmente transmissíveis também é uma realidade. “O apoio da família é muito importante, pois é ela a base que poderá proporcionar compreensão, diálogo, segurança, afeto e auxílio a estes adolescentes. Por isso, nós, representantes do povo, devemos nos engajar em ações que visem soluções efetivas para os problemas sociais, dando apoio e orientação para toda a família” – diz. A vereadora considera preocupante o início da gravidez, os abortos ocasionados por desinformação e ausência de acompanhamento médico, causando risco de vida, em função da ingestão de medicamentos abortivos. “O aborto, além de crime em nosso país, é uma das principais causas de mortes de gestante”- finalizou a jovem vereadora.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.