Técnicos realizam treinamento para detectar a helicoverpaarmigera

Com objetivo de realizar monitoramento de Helicoverpaarmigera em lavouras de soja do RS, visando à detecção oficial da praga no Estado, uma vez que ainda não há este relato, foi realizado no início desta semana, na capital, treinamento para 20 técnicos da SEAPA/RS e MAPA/RS, sobre identificação, coleta e envio de amostras. Para o monitoramento serão utilizadas armadilhas equipadas com feromônio específico que capturam apenas insetos machos da mesma espécie.

As armadilhas serão instaladas em lavouras de soja localizadas nas principais regiões produtoras de soja do RS especificamente em Passo Fundo, Erechim, Santa Rosa, Santo Ângelo, São Borja, Bossoroca, Rosário do Sul, Pelotas, Arroio dos Ratos e Vacaria, municípios sede de técnicos que executarão este monitoramento.

Os insetos coletados serão analisados por especialista do Agronômica – laboratório credenciado junto ao MAPA para realização de análises fitossanitárias. Além do registro oficial, o monitoramento tem por objetivo auxiliar na verificação da dispersão da praga no RS. Ademais, estas informações podem auxiliar os produtores no monitoramento da praga e no uso racional de produtos químicos para o seu controle. Uma vez detectada H. armigera no RS, há uma grande expectativa de qual será seu comportamento, já que ausências de fatores como sucessão de cultivos, também denominado “ponte verde” e baixas temperaturas durante o inverno, diferentemente de outras regiões como Centro Oeste, Oeste da Bahia e Sul do Piauí, onde a praga já causou severos prejuízos, podem levar a um comportamento diferenciado da praga.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.