Iniciam as obras de saneamento no Prado

Através do Pac 2, investimento de 15 milhões é realidade no munícipio

O investimento total beira os R$ 15 milhões. E as obras, inclusive, já começaram. Na tarde de ontem, a sonhada implantação da rede de esgoto do bairro Prado teve início em Sant’Ana do Livramento, a partir de um investimento de R$ 15 milhões do Governo Federal.

Os operários da empresa Cintra Pavimentação, Saneamento e Engenharia, vencedora da licitação, começaram a instalação dos primeiros canos da obra, na Rua Raul Paixão Coelho, Vila Queirolo. O prefeito Glauber Gularte Lima acompanhou o ato, com os secretários de Planejamento, Fabio Peres; e de Administração, Fabricio Silva; e o diretor-presidente do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Horácio Dávila, que foram verificar no local, o início das atividades. O prefeito Glauber Lima falou com os moradores sobre a importância da obra para Sant’Ana do Livramento e pediu a compreensão dos moradores com os transtornos que, inevitavelmente, serão causados pelas obras, principalmente nas ruas e calçadas.

Para o diretor do DAE, Horácio D’Avila, a implantação do esgoto no Prado representa uma das ações públicas mais relevantes já realizadas nesta região da cidade. “A Bacia do Prado é uma reivindicação antiga desta região. Saneamento é saúde, é qualidade de vida, é futuro. A comunidade merece esta conquista, pela luta que fez ao longo de muitos anos e que agora recebeu a acolhida e o apoio”, afirmou.

Quem Será Beneficiado
A obra de saneamento beneficiará as comunidades da região do Prado, Registro, Parque das Águas, Divisa e Real. A Bacia do Prado tem um prazo estimado de dois anos para sua conclusão, abrange sete escolas municipais e duas estaduais, um centro de referência de assistência social e duas unidades básicas de saúde, além de igrejas, um presídio e comércio em geral. Segundo cronograma da empresa executora, as obras iniciam pelas ruas Raul Paixão Coelho e Bento Maciel, na Vila Queirolo, chegando às ruas vizinhas, nos próximos dias.

Trabalho social
Durante a realização da obra, o ISCERGS (Instituto Educacional, Social e Cultural do Estado do Rio Grande do Sul), em parceira com o DAE, realizará importante trabalho social na comunidade do Prado, levando informações a respeito dos benefícios dos trabalhos, realizando cursos e oficinas, tais como Conscientização Ambiental e Organização Comunitária.

A comunidade agradece
Com a obra, serão beneficiadas 4.190 famílias, totalizando mais de 21 mil pessoas, destas, 15 famílias em área de risco, mais de 2500 idosos e 256 pessoas com necessidades especiais.
Os moradores da via Raul Paixão Coelho, tão logo começaram os trabalhos, saíram à rua e conversaram com o Prefeito sobre o início das obras, agradecendo a iniciativa da atual administração.

Maria Molina
“Estamos há muito tempo esperando pelo esgoto. Agradeço ao Prefeito por começar aqui, pela nossa rua. É muito ruim não ter esgoto em casa”.

 

 

 

 

Vera Barreto
“Estou muito feliz, moro neste bairro há 7 anos, e a vizinhança é ótima, o lixo passa corretamente, o correio vem aqui, o que faltava para a gente é o esgoto. Isso se concretizando, estaremos com mais qualidade de vida. Parabéns para todos nós”.

 

 

Renata Arruda
“Quero agradecer ao prefeito pela iniciativa de começar pelo Prado. Já tínhamos feito diversos abaixo-assinados à outra administração e não obtivemos retorno. Estamos morando aqui há seis anos e temos até funcionários da Prefeitura nessa rua, mas nada foi feito. Estou muito contente, porque nós, que moramos aqui, sabemos do quanto é necessário o esgoto para a nossa rua, só temos a agradecer ao prefeito Glauber”.

.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.