Livramento sedia reunião dos integranes do Sisbi

Representações de várias cidades cicunvizinhas convergiram a Livramento com a finalidade de participar do evento, que findou na quinta-feira

Nos dias 22 e 23 de outubro, foi realizada, em Sant’Ana do Livramento, na sede do Centro Fronteiriço da UFPel, a 1ª Reunião dos Municípios do RS que integram o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – Sisbi.

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, o SUASA – Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária é o programa central do qual faz parte o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal.

Vale reforçar que foi criado, a partir do Decreto Presidencial 5. 471, de 30 de março de 2006, e tem como regras gerais e específicas garantir a proteção da saúde dos animais e a sanidade dos vegetais, a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária, e identidade, qualidade e segurança higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos agropecuários finais destinados aos consumidores.

No Brasil, conforme dados do Ministério da Agricultura, até o momento, existem 8 municípios dentro deste Sistema, sendo 6 no Rio Grande do Sul. Dentre eles, está Sant’Ana do Livramento, inclusive um dos primeiros a aderir.

O primeiro dia da reunião teve início com o secretário municipal da Agricultura, Carlinhos Fernandes, dando as boas-vindas aos municípios presentes e salientando a importância desta primeira reunião de trabalho. Participaram as representações dos municípios de Alegrete, Santa Cruz, Erechim, Rosário do Sul e Sant’Ana do Livramento.

O Ministério da Agricultura se fez presente com as fiscais federais agropecuárias, Suzane Bitencourt, responsável pelo SUASA no RS, e Marília Bermann. 

Manifestações 

Suzane Bitencourt iniciou a reunião dando oportunidade para os municípios apresentarem suas experiências com suas agroindústrias. Livramento mostrou o maior número de agroindústrias registradas e o aumento de produção de todas com sensível aumento do número de empregos gerados.

A representação de Santa Cruz mostrou a evolução de suas agroindústrias, destacando a evolução dos frigoríficos que geravam 32 empregos diretos e que com a adesão ao SISBI – que possibilita a comercialização em todo o Brasil – já superam os 150 empregos diretos.

Erechim e Rosário do Sul também mostram grande evolução na geração de empregos em suas agroindústrias, conforme mostrado por suas representações.

Após, foi realizada uma mesa redonda, traçando estratégicas para a evolução do SISBI nestes municípios, com a apresentação de sugestões de cada Serviço de Inspeção.

No dia 23, ao abrir a reunião, o prefeito Glauber Lima disse estar satisfeito, saudando os presentes e salientando que a fiscalização deve ser forte e eficiente, mas também deve mostrar o caminho da evolução das agroindústrias santanenses.

Na manhã, encerrou-se a reunião, e todos salientaram a necessidade de serem realizados mais encontros. Ficou marcada para o início de dezembro a próxima reunião, já com pauta pré-estabelecida, onde os municípios apresentarão suas sugestões de harmonização de legislação a serem usadas por todos os municípios integrantes do SISBI.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.