Prefeito recebe sugestões para incrementar cadeia produtiva do carnaval em Livramento

Glauber Lima manteve audiência ontem, com o presidente da Câmara, Dagberto Reis, e o presidente da Liga das Escolas, Zica Coelho

O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba-Liesa, Jorge “Zica” Coelho; Denise Toledo, secretária de Turismo; prefeito, Glauber Lima e o presidente da Câmara de vereadores, Dagberto Reis

O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba-Liesa, Jorge “Zica” Coelho, e o presidente da Câmara Municipal, Dagberto Reis, que representa a Liesa junto à Superliga das Escolas de Samba do Rio Grande do Sul, apresentaram na manhã de ontem ao prefeito Glauber Lima, no gabinete do Chefe do Executivo, sugestões pontuais visando ao fortalecimento do carnaval não apenas como atividade cultural e de resgate das raízes do povo brasileiro, mas também como rede de setores produtivos que envolve o comércio e serviços e várias áreas da economia solidária.

Dagberto Reis repetiu a Glauber a proposição que apresentou na última sexta-feira em audiência pública na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, no sentido de que seja elaborado e aprovado um Plano Municipal do Carnaval, no qual se estabeleçam as políticas públicas de fomento à cultura popular e à cadeia produtiva que movimenta esse segmento. “São milhares de pessoas envolvidas na montagem do carnaval, na organização, na preparação da estrutura e de tudo que gira no entorno dos desfiles de carnaval. Sabemos que muita gente torce o nariz quando falamos em apoio ao carnaval. É como diz o ensinamento popular: ‘a Casa Grande não gosta da aproximação da senzala’. Mas é preciso lembrar que, apesar desse preconceito, o carnaval é a cultura do povo brasileiro sim, ajuda a elevar a autoestima da Nação sim, gera emprego e renda sim, talvez muito mais do que diversas outras atividades econômicas que se vê por aí. É preciso fortalecer e organizar essa cadeia produtiva de forma otimizada e racional”, defendeu o Legislador.

Através do Plano Municipal do Carnaval, segundo ele, pode-se estabelecer aspectos como a identificação e destinação de espaços físicos para a instalação das escolas de samba, onde possam trabalhar durante todo o ano e promover atividades sociais e culturais, aglutinando as comunidades para o desenvolvimento intelectual, profissional, entre outros. “Existem muitos vazios urbanos e imóveis sem nenhuma finalidade social, que inclusive vêm, ao longo dos anos, acumulando cada vez mais dívidas para seus proprietários, a ponto de muitas vezes tornarem-se impagáveis, que podem perfeitamente ser destinadas às escolas de samba”, citou como exemplo o Vereador.

Outro aspecto tratado no encontro foi a definição do local para a instalação do “sambódromo” para 2014. Zica Coelho e Dagberto Reis confirmaram ao Chefe do Executivo que, por enquanto, a ideia das escolas é que o evento seja realizado na Avenida João Goulart, entre as ruas 15 de Novembro e Venâncio Aires, em razão, principalmente, dos custos para o fechamento do circuito, importante para a segurança do público e dos carnavalescos e para a comercialização de ingressos.

Dagberto Reis e Zica Coelho abordaram, ainda, a necessidade da liberação, o mais cedo possível, dos recursos destinados no orçamento do município a título de ajuda de custo para que as escolas de samba consigam desenvolver seu trabalho. Dagberto Reis pediu ao Chefe do Executivo que parte do valor correspondente à ajuda de custo para o desfile das escolas de samba em 2014 seja liberado o quanto antes, preferencialmente ainda antes do fim deste ano. “É um recurso importante para a compra de material, tecidos, para a contratação de costureiras, bordadeiras, marceneiros, serralheiros, enfim, recurso que saindo antes do fim do ano, vai possibilitar agilizar o desenvolvimento dos projetos de enredo das escolas, e certamente voltará para a própria economia local, porque vai ser gasto aqui mesmo, talvez até nas compras de Natal”, lembrou o Vereador.

As ideias apresentadas foram bem recebidas pelo Prefeito, que imediatamente determinou à secretária municipal de Turismo, Denise Toledo, que também participou da audiência, que atue junto com os gestores da Liesa na elaboração de um plano de trabalho para o carnaval de 2014. Glauber também chamou para a audiência o procurador jurídico do município, ao qual determinou a realização de estudo sobre o amparo legal para a antecipação da ajuda de custo solicitada para as escolas de samba. Já o vereador Dagberto Reis adiantou que já está elaborando uma minuta para o Plano Municipal do Carnaval, que ainda deverá submeter à apreciação dos dirigentes das Escolas de Samba e posteriormente à análise do próprio Prefeito Municipal.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.