Integrantes do projeto Reeducar recuperam área no entorno da creche Dudu, no Wilson

Projeto conta com o apoio da direção do educandário e tem a coordenação da Associação de Moradores do núcleo populacional

Área frente à creche foi totalmente limpa e agora recebe melhorias como o plantio de árvores e embelezamento

O projeto Reeducar desenvolvido no bairro Wilson há mais de um ano e meio pelo líder comunitário Hermes Garcia, agora foca suas ações para a revitalização do espaço externo da creche Dudu, que atende grande número de crianças daquela localidade e vilas adjacentes. O projeto, desenvolvido em parceria com a direção da creche, através do professor Marcos, já começa a apresentar resultados visíveis, o que vem despertando grande satisfação na comunidade do bairro.

Hermes Garcia relata que, estão sendo plantadas 28 árvores nativas, ao mesmo tempo em que os canteiros vem recebendo ajardinamento e, também, está sendo feita limpeza e pintura de todo o espaço no entorno daquele educandário municipal. O trabalho desenvolvido pela equipe do projeto Reeducar inclui ainda a remoção de todas as macegas que ali proliferavam e que, segundo o líder comunitário, há muito não eram retiradas, “tornando-se esconderijo para cobras e outros animais peçonhentos”.

Garcia ainda acrescenta que o projeto colocou pedras nas bases das árvores para sustentar o adubo orgânico que ali foi depositado, pois as mesmas foram pintadas de branco dando uma nova valorização ao espaço, frequentado diariamente por crianças de zero a cinco anos. “Temos recebido um apoio importante também das professoras com suas respectivas turmas de crianças, que levam água até as folhagens e flores e, também, para ás árvores que foram plantadas recentemente, desenvolvendo uma educação ambiental desde os primeiros anos de vida escolar dos pequenos”, relata o líder comunitário do Wilson.

Ele explica que o objetivo do projeto, além de resgatar a auto estima do bairro com a revitalização dos espaços públicos da comunidade, “é desenvolver uma consciência de cidadania participativa e de inserção, na qual as pessoas possam ser os agentes proativos da transformação de sua própria realidade”. Hermes Garcia recorda que o trabalho começou em março de 2006 e vem se ampliando. O projeto Reeducar trabalha com egressos do sistema penitenciário pelo regime semi-aberto. Através do benefício de regressão de pena, ao cumprir serviços comunitários o apenado tem sua pena reduzida proporcionalmente ao tempo dedicado à atividade.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.