Fotógrafo santanense ganha destaque

Programa será reprisado nesta terça e na quinta-feira

Paulo Pinto atualmente atua como fotógrafo do São Paulo FC e na Coordenação de Fotografia da Prefeitura Paulista

A comunidade de Sant’Ana do Livramento teve a oportunidade de assistir, na noite do último domingo, durante o programa SporTV Repórter, a uma reportagem que colocou em foco importantes profissionais da câmera. Entre eles, o santanense Paulo Pinto, cuja trajetória de sucesso é motivo de muito orgulho para seus familiares e amigos. 

O programa foi ao ar, levando para a tela um pouco do cotidiano dos fotógrafos esportivos, apresentando os diferentes ângulos da profissão.

Aos 53 anos, Paulo Pinto trabalhou no jornal A Plateia na década de 80. Em 1989, foi para o Diário Popular, onde atuou por cerca de quatro anos, passando a atuar, depois, no Estadão, de 1994 a 2011. Atualmente, o fotógrafo e mais sete colegas estão à frente do site www.fotospublicas.com, onde são disponibilizadas, de forma gratuita, as mais variadas imagens, não apenas esportivas, mas de várias áreas de atuação, com o objetivo de facilitar o acesso dos internautas a este tipo de material.

Paulo Pinto ainda trabalha como fotógrafo do São Paulo Futebol Clube, e na Coordenação de Fotos da Prefeitura de São Paulo.

Durante o programa da SporTV, o fotógrafo, que foi premiado por diversas vezes, falou sobre sua família e as influências que teve no início da carreira, e mostrou um pouco de seu trabalho, dando detalhes da preparação para a elaboração de alguns importantes registros.

Entrevista

A Plateia – Qual a sua avaliação a respeito da matéria exibida no programa?
Paulo Pinto – Muito boa. Foram exploradas as características de cada colega entrevistado, dando uma diversificação sensacional para o tema.

A Plateia – Como foi a sua participação?
Paulo Pinto – Na realidade, a equipe da SporTV esteve na minha casa, gravando por cerca de três horas. No entanto, após a edição, apenas alguns minutos foram ao ar. Mas ficou muito bom, pois apresentou o que é mais importante e necessário para informar como funciona a nossa profissão. Enfocou uma de minhas fotos, registradas em Livramento, de passarinhos na linha de transmissão de energia elétrica de uma rua. Ao visualizar a imagem, o publicitário Jarbas Agneli teve a ideia de transformar a foto em música, devido à disposição dos pássaros nos fios, lembrando uma partitura. Vale destacar que a referida música ficou mundialmente conhecida. Isso é muito gratificante.

A Plateia – Na sua opinião, o programa serviu como uma forma de reconhecimento?
Paulo Pinto – Certamente. A iniciativa da SporTV só veio a contribuir para a valorização de nossa profissão, pois apresentou não apenas aqueles que hoje trabalham com o material digital, mas sim com profissionais da velha guarda, que utilizavam os negativos e a revelação fotográfica.

A Plateia – Quem perdeu a exibição da matéria, terá uma nova chance de assisti-la?
Paulo Pinto – Sim. O programa irá novamente ao ar, pela SporTV 3, nesta terça-feira, às 7h, 10h50, 14h20, 15h20, 16h20 e 20h10, bem como no dia 3 de outubro, às 23h50 e às 00h50. Confira.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.