Mutirão Social e do Trabalho mobiliza santanenses e uruguaios

Secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, Luis Augusto Lara, esteve no local e agradeceu a parceria

A Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul (STDS), em parceria com o Ministério do Trabalho e Seguridade Social do Uruguai, realizou o Mutirão Social e do Trabalho – Feira Social e Laboral, na Fronteira, no último sábado, 28. Mais de cinco mil pessoas estiveram na Praça Internacional, onde foram ofertados diversos serviços gratuitos, como o encaminhamento de Carteira de Trabalho e Previdência Social Fronteiriça e a Cédula de Identidade Fronteiriça.

Marília Teles, de 28 anos, vendedora, aproveitou para fazer a 2ª via do RG

Na ocasião, o secretário Luís Augusto Lara ressaltou a importância do evento, destacando-o como ferramenta para levar o Governo até as pessoas. “Hoje, estamos tratando de fazer com que as leis que já existem possam se tornar, na prática, reais para atender a população. O Mutirão Social e do Trabalho marca um evento de proteção aos povos de fronteira, pois houve a preocupação de dois países em colocar à disposição todos os serviços gratuitos, garantindo a cidadania e levando a informação a quem mais precisa”, afirmou Lara.

Segundo o secretário Lara, o foco principal da iniciativa será fornecer Carteira de Trabalho e Previdência Social Fronteiriça e a Cédula de Identidade Fronteiriça aos trabalhadores. “É a segunda vez que dois países se juntam para fazer uma ação integrada para os trabalhadores de fronteira. Nossa primeira ação foi em maio, no Chuí. Com esses documentos, o brasileiro pode usufruir de todos os benefícios que os trabalhadores uruguaios têm no Uruguai. Hoje, os trabalhadores de zonas fronteiriças necessitam ir a Porto Alegre ou Montevideo para regularizar sua situação, e muitos não o fazem pela burocracia envolvida. Queremos facilitar esse processo”, afirmou. A medida assegura todos os direitos trabalhistas aos trabalhadores dos dois países.

A dona de casa Vera Beatriz Silva da Costa, de 48 anos

O ministro do Trabalho e Seguridade Social do Uruguai, Eduardo Brenta, reafirmou o comprometimento do Uruguai em manter ações conjuntas com o governo brasileiro, através da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social do RS. “Estamos fortalecendo a capacidade de integração entre os dois países, somando esforços para poder estabelecer uma política que saiba negociar conjuntamente, construindo benefícios concretos para os cidadãos. Isso é o que representa a ideia de Mercosul que aspiramos, e é esse o passo que estamos dando. Não importa se as pessoas são brasileiras ou uruguaias, mas sim que são trabalhadores com direitos”, ressaltou Brenta.

A estrutura montada com lonas brancas, distribuídas em setores, comportou equipes da Secretaria de Políticas para as Mulheres, com a divulgação das políticas públicas de gênero; Instituto Geral de Perícias, com a emissão de Carteira de Identidade; Secretaria da Saúde, com distribuição de material informativo e exames rápidos; Secretaria da Educação; Tudo Fácil/SEPLAG, com emissão de CPF, antecedentes criminais, emissão de segundas vias de contas de água e luz, emissão de certidões da justiça eleitoral, consulta de veículos; Departamento Municipal de Assistência Social, com cadastramento no Cadastro Único, cadastramento no Bolsa Família, emissão de Cartão Cidadão, emissão Cartão do Idoso; Encaminhamento de certidões junto ao cartório; Conselho Tutelar; Conselho da Assistência Social; Polícia Federal, com encaminhamento para emissão de cédula de identidade fronteiriça; Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, com encaminhamento para emissão da carteira de trabalho e previdência social fronteiriça; SENAI; SENAC; Defensoria Pública; EMATER, entre outros.

No palco principal, montado no interior do Parque Internacional, o vento contou com a presença do Executivo Municipal, representantes dos órgãos apoiadores do mutirão e do secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, Luis Augusto Lara, que destacou a parceria também com o Ministério do Trabalho e Seguridade Social do Uruguai, para a realização do Mutirão, realizado das 10h às 17h. 

Comunidade presente no mutirão

Uruguaio Rose Trindade, de 41 anos, que encaminhou sua carteira de fronteiriço

Um dos serviços bastante procurados no início da manhã foi o de saúde, que disponibilizava exames preventivos e testes rápidos para Sífilis, HIV, Hepatite – prontos em cerca de 30 minutos. Além disso, estavam sendo realizados testes de glicose e verificação de pressão arterial. Em meia hora, foram realizados 22 exames de glicose. “Antigamente, levava até 30 dias para o cidadão obter o resultado de alguns exames, e hoje estamos realizando e disponibilizando em 30 minutos. Com isso, o cidadão já sai encaminhado, se for o caso, para o órgão competente, dentro do município”, destacou Tiele Flores, da Secretaria de Saúde do Estado.

A dona de casa Vera Beatriz Silva da Costa, de 48 anos, foi uma das beneficiadas com o evento. Residente na periferia da cidade, Vera é diabética e não perdeu tempo para aproveitar o mutirão. “Além do exame de diabetes, que indicou 171, também já fiz o Papanicolau. Acho muito bom este tipo de serviço para a comunidade”, destacou.

Tiele Flores, do administrativo da Secretaria de Saúde do Estado

Outro serviço bastante procurado foi o fornecimento de Carteira de Identidade e de Trabalho Fronteiriças. A cargo da Polícia Federal, vários atendimentos foram realizados, ainda no início da manhã. Apesar dos documentos, fotos e do recolhimento de taxa, a comunidade não perdeu tempo para encaminhar o documento fronteiriço. “Quero tirar a Carteira de Trabalho, pois sou uruguaio, moro em Rivera, mas quando surgir vaga no lado brasileiro não posso perder a oportunidade de trabalhar aqui”, disse o serviços gerais Rose Trindade, de 41 anos.

A 2ª via do Registro Geral (identidade), emitida no mutirão de forma gratuita, também movimentou o setor do IGP-Posto de Identificação, e muitos aproveitaram para se livrar a taxa que normalmente é cobrada. Um destes exemplos é Marília Teles, de 28 anos, que reside na região central da cidade. “Fiz a 2ª via, pois não tenho dinheiro, e o que iria gastar com a taxa posso aplicar em outras coisas”, destacou.

No próximo sábado, 5 de outubro, o município de Quaraí/Artigas receberá as atividades do Mutirão Social e do Trabalho – Feira Social Y Laboral.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.