Representantes da Seapa local visitam empreendimento na região da Tafona

Produtor Fernando Rotondo; secretário Carlos Fernandes e engenheiro Roberto M. Braz

Carlos Alberto Xavier Fernandes destacou que uma das principais motivações para a previsão de aumento de área com a implantação do programa, é que um empresário de Pinheiro Machado, Luiz Eduardo Batalha, implantou uma fábrica (lagar) de produção de óleo, a partir do esmagamento de azeitonas, na localidade de Torrinhas.

“Com isso, a produção de azeitonas da região já possui um local para processamento, fator fundamental para o êxito de uma cadeia produtiva, pois o empresário participará do programa comprometendo-se a comprar as azeitonas produzidas na região, ou para quem preferir, prestará o serviço de esmagamento e, após, o próprio produtor terá a opção de embalar seu próprio azeite” – enfatizou.

O secretário Carlinhos fez questão de participar da reunião de forma a inscrever e demonstrar o interesse por parte de Sant’Ana do Livramento no programa, e colocar-se à disposição, já que no município a cultura da oliveira já é uma realidade.

De acordo com solicitação do Comitê da Fruticultura, o Secretário Carlinhos apresentou listagens de possíveis produtores a serem contemplados pelo programa em Sant’Ana do Livramento e que mostraram interesse no cultivo de oliveiras. Porém, novas mobilizações e reuniões deverão ser realizadas pela Secretaria de Agricultura, para informar os produtores quanto às próximas ações e andamento do programa.

“Aproveitando o excelente momento que vive a olivicultura, realizamos, na manhã de quinta-feira, dia 26 de setembro de 2013, uma visita à Olivopampa, empreendimento onde explora-se o cultivo de oliveiras na região da Tafona, em Sant’Ana do Livramento” – disse o secretário.

Rotondo apresentou o projeto em desenvolvimento para o secretário, explicando sobre as particularidades na execução e andamento do mesmo, o qual é dividido em dois setores, o de produção de azeitonas e o de produção de mudas. Após percorrerem áreas da propriedade, o secretário Carlinhos colocou-se à disposição para auxiliar no que for possível. Inclusive, levará demanda ao Departamento Técnico Agropecuário da SMAPA, para que a equipe de técnicos formate um Programa Municipal de Apoio à Olivicultura, uma vez que a Secretaria de Agricultura já fornece apoio, mas seriam necessárias algumas ações que ofereçam subsídios ao produtor interessado. O material genético, no caso as mudas de oliveira, que seria um dos insumos mais difíceis de obter em razão da qualidade genética e sanitária que devem ter, felizmente, já são produzidos pela Olivopampa, em Sant’Ana do Livramento.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.