Quilombolas do Ibicuí recebem equipamentos

Recursos para fazer as aquisições foram encaminhados via SDR e Emater, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura

Integrantes da comunidade quilombola e das três instituições, na celebração após a entrega dos equipamentos para a comunidade

No dia 6 de setembro foi desenvolvida mais uma ação no interior do município, envolvendo a parceria entre Emater-Ascar, Secretaria de Desenvolvimento Rural, com o apoio da Secretaria de Agritultura. Na comunidade do Ibicuí da Armada, residência do pequeno produtor rural Valmir Saraiva, foi desenvolvida uma atividade para marcar a entrega dos materiais adquiridos para a Associação Remanescente de Quilombo Ibicuí da Armada, através de recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper) sem retorno.

Utilização coletiva

O dinheiro foi disponibilizado por intermédio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Pesca e Cooperativismo (SDR) do governo do Estado do Rio Grande do Sul, visando a utilização coletiva. Para a tomada de decisão a respeito dos itens a serem adquiridos, foram feitas reuniões de discussão entre o grupo de quilombolas.
Ao fim dos encontros com os quilombolas, os integrantes da comunidade optaram pela compra dos seguintes equipamentos: máquina de tosquia elétrica de uma tesoura, serra fita, freezer de 400 litros, betoneira, fogão industrial de 4 bocas com forno e botijão de gás.
Os primeiros três equipamentos foram escolhidos com objetivo de melhorar a utilização da produção ovina nas respectivas propriedades, com a esquila da lã e a produção de alimentos à base de carne ovina.

Qualificação do trabalho

O projeto foi elaborado e acompanhado pelo escritório, em Sant’Ana do Livramento, da Emater/RS-Ascar, e o transporte dos equipamentos até a comunidade foi disponibilizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Acompanharam a cerimônia de entrega dos materiais as famílias quilombolas; o técnico Alcedir Drum dos Santos, coordenador regional da SDR; Carlos Alberto Xavier Fernandes, secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, naquele ato representando o prefeito municipal Glauber Lima; Horácio D’ávila, diretor do Departamento de Água e Esgotos (DAE); Nilton Vaqueiro, titular da da Coordenadoria da Igualdade Racial; Tânia Marici, do Gabinete da Primeira-Dama; Maria Leci Vaqueiro, presidente da Associação Remanescente de Quilombo Ibicuí da Armada; Milton Tonezer, da SDR; e os técnicos do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Dolines Bergara Mezera, Graciela Correa Meller e Lisiane da Silva Schlick.  

A coordenadora da Emater/RS-Ascar local, zootecnista Lisiane da Silva Schilick, uma das responsáveis pela assistência técnica na comunidade, acredita que estes materiais vêm para qualificar o trabalho na comunidade e melhorar a qualidade de vida das famílias, uma vez que buscam atividades coletivas e festivas, no caso do uso do fogão e freezer, que representam lazer para as famílias.

O secretário estadual da SDR, Ivar Pavan, de Porto Alegre, entrou em contato com o prefeito municipal Glauber Lima, com a finalidade de manifestar que a Secretaria que comanda é uma parceira do município, nas ações com foco no desenvolvimento do meio rural. Pavan reafirmou o compromisso da sua pasta, com a inclusão social e econômica da comunidade de remanescentes de quilombolas do Ibicui D´Armada.

O secretário municipal de Agricultura, Carlinhos Fernandes, parabenizou a SDR, Emater e o governo Tarso Genro pela importante iniciativa da liberação de recursos para as comunidades rurais que mais precisam. “Ações como estas terão total apoio do Governo Municipal e da Secretaria da Agricultura” – disse Fernandes, salientando que a pasta está à disposição para trabalhar e também colaborar com as demais instituições e organizações, no sentido de prover as melhorias necessárias ao desenvolvimento da comunidade santanense, especialmente no que tange ao meio produtivo rural, que constitui em um dos sustentáculos para que as micro-economias continuem trabalhando.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.