Cultura, fé e arte no concerto SESI Catedrais

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário ficou lotada na noite do último sábado

O público das cidades de Sant’Ana do Livramento e de Quaraí tiveram a oportunidade de assistir aos concertos Sesi Catedrais, neste último fim de semana, apresentados pela Orquestra de Câmara Fundarte, sob a regência de Fernando Cordella, tendo como solista Daniel Castilhos (acordeon) e contando com a participação de Fernando Menino (percussão).

Em Livramento, o evento que emocionou as pessoas presentes, aconteceu no sábado, dia 31, com inicio às 19h, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, que ficou complemente lotada pelo público que se encantou com o show musical. Ontem, domingo, o evento foi realizado na Paróquia São João Batista, em Quaraí.

Os destaques foram: o Concerto para Acordeão, Tamboras e Cordas (Radamés Gnattali), as obras Bachianas Brasileiras nº 4 (Villa-Lobos), Burrico de Pau (Carlos Gomes), Fear, Buenos Aires Ora Zer, Violentango, Oblivion, Adios Nonino (Astor Piazzolla), Milonga para as Missões (Gilberto Monteiro) e Merceditas (Ramon Sixto Rios), que formam o programa. Os músicos impressionaram os presentes: “Adorei o espetáculo, deu para lavar minha alma. Sem palavras para descrever a sensação de estar ouvindo a orquestra. Emocionante!”, destacou Elenice Aragon Tramontine, que estava no local para prestigiar o evento.

A Orquestra de Câmara Fundarte, nos 17 anos de atividade, já realizou 603 concertos, em cem cidades do Estado, atingindo diretamente um público aproximado de 277 mil pessoas, e a agenda de 2013 prevê 58 concertos. Sobre o concerto para Acordeão, escrito pelo compositor erudito gaúcho Radamés Gnattali, em homenagem a outro grande músico gaúcho, o acordeonista Romeu Seibel “Chiquinho do Acordeon”, falecido há 20 anos, diz o solista Daniel Castilhos: ”Para mim é uma grande honra e responsabilidade tocar um concerto dedicado a este grande acordeonista, bem como é uma oportunidade para o público gaúcho conhecer um pouco mais da produção de música erudita brasileira e do repertório escrito para acordeon”. 

Saiba mais sobre o projeto 

O SESI Catedrais se apresenta como um projeto diferenciado e inovador. O diferencial do projeto consiste na seleção de novos talentos da música erudita, que realizam participações especiais como solistas na programação dos concertos. Busca identificar e promover a relação dos templos religiosos com suas cidades e seu povo, valorizando a sua utilização e resgatando conceitos e valores ligados à música, permitindo, assim, o surgimento de jovens solistas (instrumentais), bem como de grupos selecionados. O SESI Catedrais é realizado em cidades onde o SESI dispõe Centros de Atividades e que possuam templos religiosos capazes de receber os concertos, como é o caso de Sant’Ana do Livramento.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.