- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

O médico e o mago

Posted By redacao On 21 de agosto de 2013 @ 11:09 In Opinião | No Comments

Nascido no Líbano em 1897, Jorge Adoum veio ao mundo numa época em que o seu e os demais países vizinhos estavam sob o domínio da Turquia.
Mesmo assim, cresceu nesse ambiente até tornar-se rapazote, deixando sua terra para vir estudar na Europa.
Como os turcos não impediam que os seus súditos deixassem o país (daí o apelido de turco a todos os imigrantes provenientes daquela região dominada pela Turquia), Jorge Adoum mudou-se para a França, onde concluiu seus estudos e se formou em medicina naturalista.
Depois disso, emigrou para a América, estabelecendo-se inicialmente no Equador, onde exerceu outras atividades, visto que os médicos equatorianos não o aceitavam como colega e o consideravam, por seus métodos a partir da flora medicinal, um curandeiro bruxo.
Iniciado e doutor em ciências ocultas, sob o pseudônimo de Mago Jefa, Jorge Adoum escreveu vários livros e tratados, entre os quais os romances autobiográficos Adonai e Batismo da Dor; As Chaves do Reino Interno e muitos outros, dentre os quais alguns ficaram inéditos.
O nome Mago Jefa, com o qual assinava seus artigos e livros, era formado pela letra inicial do seu nome (Jorge), mais as iniciais do nome de seu pai (Enrique Francisco Adoum), segundo o costume árabe.
Além de médico e de comerciante, Jorge Adoum era escritor e conferencista esotérico e entre as décadas de vinte e quarenta viajou muito entre o Equador, Chile, Argentina e Brasil, vindo a radicar-se definitivamente em nosso país a partir da década de cinqüenta. Como escritor, foi ele o divulgador na América da obra do seu patrício Kalil Gibran.
Entre seus filhos está o poeta, escritor e diplomata equatoriano, Jorge Enrique Adoum, nascido em 1926, que hoje estaria com 87 anos se não tivesse morrido em 2009. Esse filho de Jorge Adoum foi contemporâneo e amigo de Pablo Neruda.
No porte físico e na fisionomia, inclusive na calvície, Jorge Adoum era parecidíssimo com o jornalista gaúcho Lasier Martins.
Dentre os seus vários legados à maçonaria e à filosofia espiritualista, deixou os manuais de aprendiz, companheiro e mestre, outros manuais especiais e o seu livro As Chaves do Reino Interno, que é na verdade uma síntese de sua doutrina.
Com problemas de saúde, doença pulmonar e cardíaca, Jorge Adoum veio a falecer aos 61 anos, no Rio de Janeiro, em 1958.

Luciano Machado

Notícias Relacionadas


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=91080

URLs in this post:

[1] Uma vítima do puxa-saquismo romano: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=108321

[2] UMA VÍTIMA DO PUXA-SAQUISMO ROMANO: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=108127

[3] O inferno de Dante: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=106249

[4] AS RUINAS ETERNAS … E OS IMPÉRIOS ATUAIS: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=103680

[5] O Mago Aleyster Crowley: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=101406

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.