Administradores lotam Centro Anglicano de Eventos

Em palestra, Ricardo Lemos abordou temas relacionados ao novo perfil do consumidor e às tendências no varejo 

Grande público compareceu ao CIDEAD, na noite de ontem

Desde por volta das 19h30 de ontem, no Centro Anglicano de Eventos, ocorreu mais uma edição do Ciclo de Debates de Administração, que teve como palestrante, esse ano, o administrador Ricardo Lemos, especialista em Administração de Marketing e Inovação e Mestre em Administração e Negócios.
Antes da palestra, o convidado concedeu entrevista ao jornal A Plateia e RCC FM, em que falou sobre temas relacionados ao novo consumidor, mercado e consumo, entre outros.

Ricardo Lemos é especialista em Administração de Marketing e inovação e mestre em Administração e Negócios

A Plateia: Como você traça um paralelo entre o novo consumidor e o mercado que propicia que ele satisfaça sua necessidade?
Lemos: O mundo, nos últimos anos, sofreu grandes mudanças, avançou muito. O grande desafio dos administradores da área de marketing é perceber as muitas mudanças e adaptá-las aos novos negócios.

A Plateia: Em relação à pronta-entrega, há muitas lojas que não trabalham com estoque por vários motivos. Mas, tem o outro viés, que é o imediatismo exigido pelo cliente. Como você traça esse paralelo?
Lemos: O ideal é que se utilize sistemas mais informatizados, para conseguir mensurar essa demanda, e ter parceria mais forte com seus fornecedores. Para nós, como consumidores, é interessante. Mas, como administradores, acaba atrapalhando, pois o consumidor quer tudo imediatamente. Para isso, nós precisamos dilatar o horário de atendimento e aumentar a disponibilidade pelo telefone. O vendedor, por sua vez, precisa ter argumentos para garantir a venda.

A Plateia: Em relação à capacitação do vendedor, esse aspecto deve receber muita atenção por parte das organizações, principalmente das empresas que trabalham diretamente no varejo. Qual a importância de se investir em treinamento de pessoal?
Lemos: Muitos empresários já demonstraram a preocupação em treinar o seu funcionário e perdê-lo para outra empresa. Eu digo: e se você não treinar, e ele ficar? Percebo assim: as pessoas falam muito em atendimento. Está na hora do administrador, do empresário, colocar no custo fixo da empresa o valor de treinamento.

A Plateia: O que as empresas podem estimar que ocorra na próxima década, em termos de consumo, perfil de consumidor e mercado de serviço?
Lemos: Muitos serviços, novos modelos de negócio, as empresas estão mudando, novas frentes de trabalho. Temos que enxergar onde nem todos estão olhando.

A Plateia: Dentro do perfil do consumidor, ainda temos aquela atitude de que consumidor mal atendido não volta mais?
Lemos: Sim. E de maneira mais forte. Hoje, as pessoas utilizam as redes sociais, inclusive, para reclamar sobre o mau atendimento ou demora nas filas de bancos, por exemplo. Esse é o novo comportamento do consumidor.

A Plateia: As organizações comerciais estão preparadas, de modo geral, para essa nova realidade que está posta?
Lemos: Vejo um percentual muito baixo de pessoas que estão lá na frente, entre 23%, uns 30%, que sabem o que têm que fazer, estão preocupados, e os demais, nem isso.

A Plateia: A partir do momento em que o empresário percebe que precisa rearranjar os rumos da sua empresa, as coisas fluem. Mas, e o empresário resistente?
Lemos: Esse empresário vai encolhendo, e como a mudança vai acontecendo aos poucos, se ele não tem seus indicadores, não percebe. A grande diferença entre a empresa de muito sucesso e a de não tanto sucesso assim, é que a primeira coloca em prática aquilo que sabe que deve ser feito. A segunda, não coloca.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.