Teste Piloto do Censo Contínuo

IBGE realiza projeto nos municípios de Livramento e Formigueiro

Sant’Ana do Livramento recebeu 25 servidores extras do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, para atuar em 44 setores do município, tanto na zona urbana, quanto na zona rural. A outra cidade selecionada no Estado foi Formigueiro, que possui 3 setores com 3 servidores. O objetivo da pesquisa é avaliar resultados entre a operação censitária realizada a cada 10 anos, com a modalidade contínua, a viabilidade quanto a resultados e quanto a custos. Os estudos foram iniciados no dia (5) e a previsão para término é no dia (12).

A conclusão dos estudos nos outros estados está prevista para o fim de 2014, ocasião em que serão apresentados os limites e possibilidades de implementação de uma Modalidade Alternativa de Censo Demográfico no Brasil. Os estados contemplados para realizar a aplicação desta modalidade são: RS, RJ e MG. No Rio Grande do Sul, os municípios selecionados são somente Sant’Ana do Livramento e Formigueiro.

De acordo com Denis Carrion, “os servidores extras vieram de diversas agências, e foram capacitados para realizar esse trabalho (Alegrete, Uruguaiana, Ijuí, Santa Rosa, Frederico Westhpalen, Palmeira das Missões, Carazinho, Pelotas, Canoas, Taquara e Porto Alegre ). O município antes contava apenas com 2 servidores concursados e 2 contratados”, observou.

A modalidade irá mostrar o aspecto atual dos municípios, sem a necessidade de aguardar 10 anos para os dados do IBGE. O coordenador Estadual, Angelino Neto, ressalta que “a modalidade de censo contínuo é aplicada em países como o Canadá e a França. O IBGE está realizando este teste/estudo para apresentar ao Governo/Ministérios a viabilidade, ou não, de se aplicar no resto do Brasil”, esclareceu.

Saiba mais

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE tem como tarefa prover o Brasil com informações, retratando sua realidade para o exercício da cidadania. Neste contexto, se insere a responsabilidade de realização dos censos demográficos. No momento, o IBGE encontra-se no dilema de produzir mais, e melhor, informação, em um cenário de restrições orçamentárias e premência de resultados.

Buscando aprimorar sua metodologia de trabalho, no que se refere ao planejamento e execução de censos demográficos, o IBGE empenha-se em conhecer e avaliar métodos alternativos à enumeração completa da população, em especial os baseados em amostras já em curso nos Estados Unidos e na França.

O desenvolvimento do projeto Estudo da Modalidade de Censo Demográfico Contínuo (EMCDC) tem sua origem fundamentada na atual discussão internacional sobre a utilização de tais métodos face ao desafio que os Institutos Nacionais de Estatística enfrentam para produzir informação sempre atualizada, com grande detalhamento geográfico e temático, sob a constante necessidade de redução de custos. Reconhecendo que também necessita lidar com estas dificuldades, o IBGE iniciou atividades visando promover o estudo e a avaliação de metodologias alternativas para censos demográficos no contexto brasileiro.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.