Cofron representa Livramento em São Borja

Além de competir no Campeonato Gaúcho, atletas tiveram a oportunidade de visitar locais históricos

Meninas do Cofron sendo premiadas em São Borja

Em mais uma participação no XXI Campeonato Gaúcho de Orientação, o Clube de Orientação da Fronteira (Cofron) foi à Terra dos Presidentes e 1º dos Sete Povos das Missões, representar Sant’Ana do Livramento, com atletas e alunos-atletas do projeto Cidadania Através do Esporte da Natureza.

Na primeira parte da viagem, os alunos foram levados ao Museu Municipal de São Borja (Museu Aparício Silva Rillo), onde tiveram a oportunidade de verificar a riqueza do acervo da época, quando as reduções jesuíticas dominavam a região das Missões. Após, visitaram a casa do ex-presidente Getúlio Dornelles Vargas, conhecendo, cômodo por cômodo, a casa simples, em uma tour muito bem guiado pelos orientadores. Ali, conheceram também um museu de extrema importância para a cultura brasileira e Rio Grandense, além de assistirem a um documentário com informações importantes do grande líder nacional em sua época.

Por fim, os alunos foram levados ao Museu Ergológico Anguera (chamado Museu Estância), e apreciaram um vasto acervo da vida do Gaúcho, desde os tempos mais remotos, costumes, tradições, usos, uma verdadeira viagem na história sul rio-grandense.

Grupo de atletas conheceu locais que fazem parte da história

Na segunda etapa da viagem, aconteceu a competição, com chuva, muito barro. Acima de tudo, ficou salientada a capacidade de enfrentar obstáculos e dificuldades dos atletas da floresta. Uma área chamada Coudelaria de Rincão, onde são criados e preparados os cavalos usados no exército de todo o Brasil, foi o cenário das conquistas dos componentes do Cofron, em uma visão diferenciada de colocar o esporte à disposição do aluno, como forma de auxiliar na sua formação e crescimento como cidadão. Nesse esporte, a competição é, principalmente, consigo mesmo, utilizando um mapa, uma bússola e a técnica aprendida para o enfrentamento de dificuldades, e tomadas de decisão e ação, atributos importantes na vida de cada um.

“Nosso Projeto, apoiado integralmente pela Secretaria Municipal de Educação, visa oferecer estas oportunidades aos professores, pais e alunos participantes, e já prepara as próximas atividades. Além das competições do Campeonato Gaúcho da Modalidade que mais cresce no País, estão previstas uma visita à Base Aérea de Santa Maria, para conhecer mais uma profissão, e também uma viagem de integração a Buenos Aires, na Argentina, no mês de outubro. Esse é nosso trabalho e, assim, agradecemos aos colaboradores de sempre: Centro Elétrico, Movilcor, Brigada Militar, proprietários de área, professores das escolas e pais, que acreditam naquilo que fazemos, ao ponto de nos cofiarem a segurança das crianças. Venha, você também, fazer parte deste grupo, e sinta a liberdade de correr por campos e florestas do Estado e do Brasil”, destacou o presidente do Cofron, Dejair Barreto.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.