Eventos marcam o domingo de sol e de temperatura agradável na Fronteira

O Parque Internacional foi palco do 1º encontro Juventude na Praça e do 7º encontro dos Quadrados da Fronteira

Integrantes do Grupo Quadrados da Fronteira

Ontem, foi realizada a primeira edição do evento Juventude na Praça, que contou com diversas atrações, como apresentação da organização cultural Afro sem Fronteiras, shows de músicas nativistas e de rock, entre outras. No local, havia estandes para mostra de trabalhos e serviços desenvolvidos por grupos e entidades, e jogos de vôlei, dama e ping-pong – oferecidos pela Secretaria de Cultura. As atividades foram realizadas das 15h às 19h, no Parque Internacional. “Essa foi a primeira edição de muitos eventos que realizaremos em parceria com a prefeitura e as secretarias, para que possamos levar mais diversão e lazer específicos para o púbico-alvo”, destacou Rogério Machado, organizador do evento.

De acordo com Rogério, a ideia é criar uma coordenadoria para a juventude do município, para que trabalhe e desenvolva atividades de lazer, entretenimento para a população, com políticas públicas que visem aos direitos e ideais dos jovens. “Os eventos têm o intuito de que o jovem tenha um lugar para estar durante o fim de semana, com atividades realizadas para viabilizar o lazer dessa parte da população”, frisou ele.

Em um dos estandes, estava o grupo Anime Project, formado por uma equipe de quinze pessoas, que de acordo com Pietro Henrique, integrante do grupo, traz para a Fronteira um pouco da cultura pop japonesa, como a música, a língua, forma de se vestir, os jogos, entre tantos outros. “Aqui, hoje, estamos fazendo uma divulgação do grupo, pois os eventos para a apresentação da cultura, que nós pesquisamos durante alguns meses, são realizados anualmente, na Escola Professor Chaves”, destacou ele, lembrando que este ano o evento acontecerá nos dias 24 e 25 de agosto. Mauricio Gonçalves, diretor e fundador do grupo, teve a ideia de expandir a cultura japonesa em Sant’Ana do Livramento pois vê muitos japoneses na comunidade santanense, então se interessou e começou a delegar funções aos integrantes. “No início, o púbico-alvo era de 12 a 21 anos, no entanto, participam do evento pessoas de todas as faixas etárias”, afirmou ele.

 

“Nós, da Emater, estamos realizando um trabalho que visa à juventude no campo, em termos de desenvolvimento rural, que está em andamento há três anos. Hoje, estamos aqui no Juventude na Praça com o objetivo de mostrar os trabalhos feitos pelos jovens da zona rural e também fazer um chamamento para os jovens que ainda não têm conhecimento dos trabalhos desenvolvidos, para que venham participar do projeto”. Graciela Correia Meler, extencionista do bem estar social da Emater.

 

 

“Esse evento foi uma iniciativa dos jovens. Alguns trabalham no gabinete da Primeira-Dama, e nos convidaram a fazer parte da programação, trazendo algumas atividades. Trouxemos, então, alguns jogos para quem queira aproveitar”
José Newton Canabarro, secretário de Cultura.

 

 

 

“Nossa função, hoje, é orientar os jovens a como se comportar em uma entrevista de emprego, como fazer um bom curriculum, como se apresentar em uma entrevista, entre outras orientações”, Liliane Sanches, atendente do Senac

 

 

 

 

 

Jonatan Lopes de Souza, 24 anos, competidor de rebaixados pela NorteSul

Simultaneamente, foi realizado, no Parque Internacional, o 7º encontro dos Vws Quadrados da Fronteira, em uma apresentação durante o Juventude na Praça. Segundo Vagner Adriano Alves Mendes, fundador e presidente do grupo, o Quadrados da Fronteira completa um ano no dia 26 de junho, e é composto por quarenta e três veículos Vws. “O grupo surgiu em uma janta na casa de um amigo, onde estávamos falando das cidades onde o grupo já existe. Começamos a pesquisar, e já no primeiro encontro, na AABB, teve uma excelente repercussão, então não paramos mais”, enfatizou Vagner.
“Eu participo do grupo pela união que há e porque gosto muito de carros. A emoção que sinto é inexplicável”, Jonatan Lopes de Souza, 24 anos, competidor de rebaixados pela NorteSul.

 

.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.