Escola Rivadávia Corrêa intensifica programação do centenário

A mais antiga instituição de ensino público da cidade prepara uma extensa grade de programação

Centenária Escola Estadual de Ensino Fundamental Rivadávia Corrêa

Professores, alunos e equipe diretiva da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rivadávia Corrêa estão envolvidos em uma grande programação, em torno dos 100 anos da escola – a mais antiga instituição de ensino público da cidade. As atividades começaram no início do ano letivo e se estenderão até o fim de 2013, com uma viagem ao Parque Beto Carrero.

No dia 8 de junho, será realizada uma Festa Junina, a partir das 9h, na escola, com brincadeiras coordenadas pelos professores, com a participação de pais e alunos dos três turnos, e apresentação da Banda Marcial Santanense. A programação culminará com um grande abraço à escola, e o plantio de uma muda de palmeira na Praça General Osório, às 15h, simbolizando renovação e marcando oficialmente o início das festividades.

No dia 19 de junho, toda a comunidade é convidada para uma caminhada luminosa pelas ruas do entorno da escola. O evento é promovido pelo grupo de professores e alunos da EJA, com início previsto para às 19h30, em um grande momento para reflexão sobre os valores transmitidos na escola, como paz, inclusão, educação, fraternidade, solidariedade, justiça, representados simbolicamente pela chama da vela conduzida por cada participante.

No mês de julho, o calendário de eventos inclui Orquestra de Cordas da UFSM (dia 1º, às 19h), na Sala Cultural; Recital de Piano (dia 4, às 20h), no Salão de Atos da Escola – em piano próprio, que está sendo restaurado pelo profissional e ex-aluno Jorge Héctor Vieira López -; apresentações artísticas dos alunos na Sala Cultural (dia 2, às 9h); Exposição de Trabalhos “Centenário da Escola” (dia 2, das 14h às 16h, na escola); Celebração de Ação de Graças na Igreja Matriz de Sant’Ana (dia 5, às 18h); e Jantar-Baile de Confraternização, no Clube Comercial (dia 6, a partir das 20h, véspera do dia de fundação da escola – 7 de julho de 1913).

“Para as atividades em comemoração ao centenário, a equipe diretiva conta com a participação efetiva do corpo docente, funcionários, pais e alunos, que hoje fazem parte da história do Velho Riva”, ressaltou o diretor Julio Grisolia da Rosa, que estende o convite a todos aqueles que já atuaram profissionalmente na instituição e aos seus ex-alunos. Uma comissão organiza o jantar de confraternização, sendo que os interessados em adquirir convites devem entrar em contato com integrantes da mesma ou da equipe diretiva, na escola.

Para o segundo semestre, a programação terá continuidade, incluindo o Desfile Cívico de 7 de Setembro. Na oportunidade, a escola prestará homenagem ao ilustre santanense Rivadávia da Cunha Corrêa, nascido em 9 de julho de 1866, e falecido em Petrópolis/RJ, no dia 9 de fevereiro de 1920.

A homenagem é oportuna no momento em que a instituição comemora seu centenário. Além de dar nome à escola, Rivadávia Corrêa foi Ministro de Justiça e Negócios Interiores, da Fazenda, prefeito do Distrito Federal (Rio de Janeiro) e criador do vestibular , em 1911, quando o número de candidatos ao ensino superior começou a superar o número de vagas nas universidades públicas.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.