E.C. Guanabara começa bem na Copa RS

A próxima fase da competição será em Caxias do Sul, nos dias 8 e 9 de junho

Equipe do Esporte Clube Guanabara – representante de Livramento na Copa RS

O Esporte Clube Guanabara está participando da Copa RS, que é um campeonato gaúcho independente da Federação. Os principais clubes de basquete do Estado participam, sendo eles: E.C. Guanabara, Aranhas/Caxias, Jaws (Porto Alegre) – atual campeão -, Corinthians (Santa Cruz), Grêmio Náutico União (POA), Sogipa (POA) e Fronteira (POA), fundado e integrado por ex-atletas do Guanabara, que hoje moram na capital e já foram duas vezes campeões da competição.

O canarinho santanense surpreendeu os adversários da primeira fase, disputada nos dias 11 e 12 de maio. Todos os três jogos foram na Sogipa, em Porto Alegre. A primeira disputa foi contra os Aranhas de Caxias do Sul. Em um jogo disputadíssimo, o Guanabara ganhou no fim, por apenas 4 pontos. Já no segundo jogo, enfrentou o Jaws, atual campeão. A representação de Livramento até conseguiu abrir 15 pontos, mas a condição física do adversário foi superior e, no fim, a derrota foi por apenas 6 pontos.

No domingo de manhã, os guanabarinos enfrentaram o Fronteira, bicampeão do campeonato, ganhando a disputa por uma larga vantagem de 28 pontos.

A surpresa dos adversários foi enorme, na capital, em relação ao time do Guanabara, que aliou juventude a experiência. “Nosso time também é reforçado por dois jogadores de Pelotas. O treinador Emersom Macedo (Imã) vem colhendo, com muito esforço, ótimos resultados”, explicou o presidente do clube, Roberto Zoccolini, salientando: “O esforço vem sendo grande para o nosso clube participar destas competições de nível estadual. Acreditamos que já estamos ultrapassando algumas fases de recuperação do nosso basquete, e demos um passo este ano acima do esperado, participando da Copa RS”.

Segundo o jogador Fernando Bidart, o time tem enormes chances de classificar para a fase final. “Saindo esta classificação, faríamos um esforço para trazer essa última fase para a nossa cidade. Trazendo as finais para cá, voltaremos a presenciar os grandes jogos de basquete que a Fronteira estava acostumada a ver, até o fim dos anos 90. Temos esperanças de sucesso neste campeonato, porque jogamos ainda desfalcados de dois jogadores, Carlos Corrales (Cabeça) e o Catilinha, que mora hoje em Santa Maria”, disse.

Os destaques da competição, de acordo com o presidente, são os garotos Lucas (Alemão), Pedro Darco e Diego Falcão. “Contamos ainda com a experiência de Rui Bittencurt, Fernando Bidart e mais o Pivô Rober, de Pelotas”, afirmou o dirigente. 

Dificuldades para a próxima fase 

A próxima fase será em Caxias do Sul, nos dias 8 e 9 de junho. E para isso, os jogadores já estão se organizando para a viagem, pois as despesas, assim como as taxas do campeonato, são todas pagas pelos próprios jogadores. O clube, hoje, não possui receita suficiente para repassar aos atletas. “Gostaríamos de contar com ajuda de empresários locais para, ao menos, colaborarem com os custos de viagem, pois estamos representando nossa cidade para todo o Estado. Já soubemos que a nossa Prefeitura não está disponibilizando recursos para estes fins. Todo e qualquer tipo de ajuda será bem-vinda ao nosso clube, pois jogamos basquete apenas por amor à camisa e ao esporte”, explicou Zoccolini. Os interessados em fazer parte desta iniciativa, e apoiar o basquete do Guanabara, podem ligar para o telefone 84375853 e falar com Norma, secretária do clube.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.