58 anos de tradicionalismo em Sant’Ana do Livramento

Fronteira Aberta comemorou 58 anos essa semana, com intensas atividades

No dia 11 de maio, o C.T.G Fronteira Aberta completou 58 anos de sua fundação. Para comemorar, promoveu uma grande confraternização, que contou com a participação dos seus quatro grupos de danças (pré-mirim, mirim, juvenil e adulto), além de outras apresentações artísticas. O evento também se engrandeceu com a presença ilustre de Rogério Bastos e Liliane Pappen (ícones no cenário tradicionalista atual), além da atual 1ª prenda estadual, Raquel Pinheiro Pereira.

No evento, Rogério Bastos e Liliane Pappen deram exemplos de inovação da cultura gaúcha, preservando os costumes tradicionalistas. Na palestra, ministrada por Rogério, também foi comentado que o C.T.G Fronteira Aberta vive um dos melhores momentos de sua história, e hoje é detentor dos dois maiores títulos estaduais: 1º Lugar no ENART em Danças Tradicionais força “B” e 1ª Prenda do Rio Grande do Sul. Sabe-se que estas conquistas só foram possíveis devido a uma grande mobilização dos integrantes da patronagem e pela dedicação diária dos participantes. Em seu blog, Rogério Bastos anuncia a palestra com o título “Um C.T.G multi campeão” e faz referência, sempre que possível, ao 3º C.T.G mais antigo do Estado, e um dos poucos que nunca cessou suas atividades.

O evento do dia 10 também serviu para que a patronagem e os sócios do Fronteira Aberta conhecessem as novas prendas (gestão 2013/2014), além de realizar algo que há muito não se via em nossa Fronteira: integrantes de quatro grupos de danças (quase 60 pessoas) participando das “danças de integração”. O evento fechou com chave de ouro, com um belo churrasco, acompanhado do show com o grupo musical “Os Fronteiros”, e o parabéns para um dos C.T.Gs mais tradicionais do Rio Grande do Sul.

Em tempo: nesse fim de semana, estarão acontecendo na cidade diversos eventos: 43ª Ciranda Cultural de Prendas, que há 32 anos não era sediada em Livramento; Cavalgada, promovida pelo departamento campeiro do Fronteira Aberta, pela comemoração dos 58 anos do C.T.G, e início do curso de danças gaúchas de salão, promovido pelo departamento cultural do C.T.G Fronteira Aberta.

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.