FDRH participará de ação educativa na Fronteira

O Diretor-Presidente da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos, Jorge Branco, fará a abertura da série de seminários “Fronteira Cultural: dinâmicas socioculturais na região de fronteira Brasil/Uruguai”, realizados pela Universidade Federal do Pampa, Campus Sant’Ana do Livramento, com a parceria da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos e Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A primeira atividade, “Movimentos de integração cultural na fronteira Brasil-Uruguai”, será na segunda-feira, 20 de maio, às 19h, no núcleo de estudos fronteiriços da UFPel, em Sant’Ana do Livramento. A formação é destinada aos agentes públicos e privados, servidores que se relacionam com a promoção de atividades culturais desde a concepção comum, ligada a atividades artísticas, quanto aquela que compreende as formas de interação de uma dada realidade social, expressos nos modos de agir, nas trocas simbólicas e materiais. Assim, o projeto pretende auxiliar o governo local e organizações culturais na produção de atividades e políticas perenes na área cultural e demais searas de interesse social. Para tanto, será realizada uma série de seminários, que se estendem até dezembro, dos quais devem derivar grupos de trabalho que tratem dos aspectos conceituais e técnicos necessários à produção e execução de projetos. A partir do aprofundamento do tema, os grupos envolvidos devem conseguir elaborar projetos autônomos, o que poderá levar ao estudo sobre suas expressões e atividades.

As atividades acontecerão ainda nos meses de julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro, conforme cronograma abaixo:

20 de maio – Movimentos de integração cultural na fronteira Brasil-Uruguai;

1° de julho – Elaboração de projetos em editais internacionais;

29 de julho – Sistema Nacional de Cultura;

26 de agosto – Patrimônio cultural e integração cultural em regiões de fronteira;

30 de setembro – Cidadania cultural e governança;

21 de outubro – Plano de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira

Novembro – Curso de extensão gratuito “Elaboração de Projetos Sociais e Siconv – FDRH/Rede Escola de Governo;

16 de dezembro – Apresentação dos participantes sobre perspectivas de projetos para área de fronteira.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas através do e-mail fronteiracultural@gmail.com. Envie nome completo, instituição de origem e contato.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.