Unidadade da Ouro e Prata é a primeira a receber o treinamento de acessibilidade

Treinamento é feito pela empresa Desenvolver-Consultoria em Inclusão de Pessoas com Deficiência

Consultora RH da Ouro e Prata, Fabiani Nascimento. Ao lado, os consultores da Desenvolver, Márcia Gonçalves e Alessandro Fagundes

A Viação Ouro e Prata, filial de Livramento, está recebendo desde ontem (7), o programa Acessibilidade “Motorista Cidadão”, que visa preparar os condutores de ônibus e atendentes de guichês e salas VIPs, para atendimento a pessoas com deficiência. O treinamento completa as ações desenvolvidas pela empresa que, ao renovar a frota, adquire equipamentos, como a cadeira de transbordo, para atender a esses clientes.

A capacitação em Livramento ocorre através da empresa Desenvolver-Consultoria em Inclusão de Pessoas com Deficiência, que segundo o gerente regional Francisco Brum foi indicada pelo Ministério do Trabalho. “Isso é um plano piloto, que a empresa Ouro e Prata está estendendo às filiais, e a nossa aqui de Livramento está sendo a primeira do grupo a receber este curso. Desta forma, então, estamos servindo de experiência para ver se vai dar tudo certo, se vamos ter um bom aproveitamento, para que isso seja passado para outras filiais. Estamos recebendo uma cadeira adaptada, justamente para que seja possível o embarque de pessoas com deficiência, que vai estar disponível na Sala VIP, para atender os passageiros da viação Ouro e Prata. Este treinamento é para o pessoal de frente, que realmente atende o passageiro, que está ali no dia a dia, no transporte, no sentido de que se consiga amenizar o constrangimento, e para oferecer ainda mais conforto para o passageiro com necessidades especiais”, destacou Francisco.

Para que toda a frota esteja pronta para esse atendimento especial, a Ouro e Prata instalou em todos os veículos campainhas de acionamento para comunicação com o motorista, permitindo, por exemplo, que da cabine ele destrave a porta do banheiro. Também foram instaladas sinalizações para pessoas com deficiência visual.

Segundo Fabiani Nascimento, consultora interna RH da Ouro e Prata, já foram capacitadas algumas turmas em Porto Alegre, e a empresa resolveu descentralizar e trazer a capacitação para o interior do Estado. A primeira cidade escolhida está sendo Livramento. “O objetivo é, até o fim de 2013, capacitar 400 motoristas. O diferencial desta capacitação é que são colegas que trabalham na linha de frente, como guichê e salas VIPs. No curso de Livramento, participam colaboradores de Uruguaiana, Alegrete, Rosário, Bagé e Dom Pedrito. A capacitação tem duas turmas e encerra nesta quarta-feira, com quatro horas de duração cada turma. Nestes dois dias, cerca de 25 pessoas foram capacitadas. Eles apreendem teoria – tipo de deficiências – e a parte prática – no ônibus, com a cadeira de transbordo”, enfatizou.

“A nossa consultoria é especializada em inclusão de pessoas com deficiência e o foco deste projeto é para a condução de motoristas e para atendentes, no manejo e no cuidado das pessoas específicas, com necessidades especiais. A ideia de vir para Livramento é poder propiciar para estes colaboradores o treinamento que ocorre em Porto Alegre, com maior frequência. Fico muito feliz em saber que a Ouro e Prata está preocupada com este tipo de necessidade e lisonjeada de que a nossa consultoria foi escolhida para esse treinamento”, disse Marcia Gonçalves, administradora de empresas, pós-graduada em psicanálise e educação. É responsável por trabalhar com as questões de convívio, conceitos de naturalidade e normalidade, de pessoas com necessidades específicas.

Já Alessandro Fagundes, técnico de segurança no trabalho, destacou que “é muito importante, porque procuramos avaliar não a pessoa com deficiência, mas sim as atividades que ela vai executar e desempenhar, com segurança e autonomia, independente de sua deficiência. Também de oferecer situações de locais seguros. Para implantar este tipo de situação, temos alguns itens interessantes, mas nada que não possa ser assimilado pelos colaboradores da empresa”.

 

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.