Médico santanense participa do Fórum de medicina do tráfego e acidentes

Campanha educacional ainda é principal arma contra acidentes, segundo o Dr. Ziad Badra, do CFC Santanense

Ziad Badra, Leonardo Kauer, Alessandro Barcellos, Dr Trajano Henke, membro da câmara técnica do Cremers e Ildo Mario Szinveslki, diretor técnico do Detran/RS

Aconteceu durante dois dias, em Porto Alegre, o I Fórum de Atualização em Medicina do Tráfego e Acidentes. O evento foi organizado pela Câmara Técnica de Medicina do Tráfego do Cremers, e contou com a participação do Dr. Ziad Badra, médico do CFC Santanense.

Ziad Badra com o novo presidente do Detran RS, Dr.Leonardo Kauer Zinn

O fórum, destinado a médicos, psicólogos e profissionais da área de trânsito, debateu temas como o custo social das sequelas de acidentes com motocicletas, fiscalização no trânsito e aspectos éticos da prática médica na especialidade, entre outros.

O vice-governador do RS, Beto Grill, proferiu a conferência de abertura falando sobre as políticas estaduais de trânsito. Ele, que é médico e coordenador do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, ressaltou os resultados positivos das ações do governo, especialmente dos programas Balada Segura e Viagem Segura, que já ajudaram a reduzir a mortalidade em acidentes no Estado.

O secretário de administração de recursos humanos do RS, Alessandro Barcellos, acompanhado da chefe da Divisão de Habilitação, Sibele Batezini, proferiu a miniconferência “As ações do Detran/RS para a redução da acidentalidade no RS”. A mesa-redonda que encerrava o Fórum, intitulada “A Fiscalização de Trânsito, Alcoolemia, Velocidade e o Combate à Impunidade e à Violência no Trânsito”, contou com representantes dos órgãos de trânsito do Estado, Ministério Público e Abramet.

Alessandro Barcellos juntamente com Ziad Badra e o médico e Deputado Federal Henrique Fontana

O Fórum foi realizado no Auditório do Cremers, em Porto Alegre. As conferências e miniconferências se estenderam durante toda a última terça-feira. Entre os temas abordados, estavam as sequelas dos acidentes com motocicletas e prejuízos sociais, a capacidade laborativa do condutor versus liberação da CNH, as consequências da apneia do sono na direção veicular e os aspectos éticos da atividade médica da medicina do tráfego.

O evento contou, ainda, com a conferência do deputado federal gaúcho Henrique Fontana, médico e vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, que falou falar sobre a política de trânsito no Estado.

O médico Ziad Badra avaliou de forma positiva o fórum: “Foi muito importante, pois serviu para orientar sobre perigos dos acidentes, sonolência. Foi constatado que é necessário encontrar solução para os acidentes com moto, que continuam sendo o grande problema”, ressaltou.

O médico ainda destacou que a faixa etária relacionada aos acidentes de trânsito é de jovens de 18 a 25 anos, e os principais fatores ainda são a imprudência e o alcoolismo. “Nós, professores, veículos de comunicação, temos que, juntos, fazer campanhas educacionais no trânsito. Acredito que essa é, ainda, a maior arma contra esse número alto de acidentes”, concluiu.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.