Livramento é declarada cidade irmã de Ramallah, a Capital Palestina

Memorando de entendimento foi assinado ontem, pelo prefeito Glauber Lima, durante a visita da comitiva liderada pelo governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, à região da Cisjordânia

Momento da assinatura do Memorando de Entendimento com o representante de Ramallah

O modo de convivência fraterna entre os povos de Sant’Ana do Livramento e Rivera, na fronteira do Brasil com o Uruguai, despertou a atenção de um povo do outro lado do mundo – a Palestina. O prefeito Glauber Lima e representantes da Autoridade Palestina assinaram ontem, em Ramallah, Capital da Palestina, um Memorando de Entendimento declarando Livramento e aquela cidade “cidades irmãs”, o que vai estimular investimentos e apoio mútuos.

O prefeito Glauber Lima discursando em reunião entre prefeitos em Ramallah

Além de Livramento e Ramallah, também foram declaradas cidades irmãs as gaúchas Bagé, na região da Campanha do Rio Grande do Sul, com a cidade de Betjlehem, e Vacaria, com a cidade palestina de Hebron. Os prefeitos de Vacaria, Elói Poltronieiri, e de Bagé, Dudu Colombo, também assinaram Memorandos de Entendimento.

Os três prefeitos integram uma Missão chefiada pelo Governador Tarso Genro e integrada, ainda, por secretários estaduais e representantes de diversos setores da economia gaúcha. Os empresários santanenses Raed Schweiki e Antônio Badra foram especialmente convidados pelo Governador para integrar a comitiva.

O grupo chegou a Tel Aviv na manhã de sexta-feira, e iniciou uma série de contatos em Israel e na Palestina.

Rio Grande do Sul terá plano de cooperação econômica com a Palestina

Governador Tarso Genro participou de reunião entre Prefeituras Gaúchas e Palestinas

Parceria para troca de informações em políticas públicas e em áreas como promoção comercial, educação, direitos humanos, saúde e agricultura. Essa é a síntese de um plano de trabalho do Rio Grande do Sul com a Palestina que começou a ser efetivado no sábado, após uma série de agendas da missão do Governo do Estado em Ramallah.
As linhas gerais do plano – que começou a ser elaborado em agendas anteriores – foram tratadas logo pela manhã, em reunião com o embaixador Paulo França, no escritório de representação do Brasil na Palestina, onde diversos temas foram levantados. “Temos vários pontos de contato entre a economia gaúcha e a economia daqui. Vamos elaborar esse plano a partir dos acordos já existentes, tendo a embaixada como centro coordenador desse processo”, disse o governador Tarso Genro.
Um dos pontos de destaque foi a educação. “Há uma janela de oportunidades na área do ensino na Palestina, que tem universidades de alta qualidade, mas que ainda tem muito a crescer”, ressaltou França. Já Tarso lembrou das tradicionais instituições gaúchas de ensino superior, além da Rede Escola de Governo, da Uergs, e dos polos tecnológicos.

Olivicultura

A experiência milenar Palestina na olivicultura e sua vinculação direta com a agricultura familiar é um dos temas de maior convergência. “Podemos trocar as nossas experiências na área do cooperativismo e o nosso acúmulo técnico, através da Emater, além de discutir a possibilidade da comercialização do azeite de oliva nas prateleiras dos supermercados do RS”, disse o governador. Aproximadamente 80% das áreas cultiváveis da Cisjordânia tem produção de oliva em maior ou menor escala.
As estratégias de cooperação conjunta foram debatidas nas reuniões seguintes da missão. Primeiro, no encontro com o ministro da Economia, Jawad Wadji, e após com a governadora de Ramallah, Laila Ghannam. Wadji entregou ao governador Tarso Genro o Summary of Projects 2013 -2015 (Sumário de Projetos), com as projetos prioritários para crescimento da economia palestina nos próximos três anos.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


2 Comentários

  1. ffmorelli

    Prezado(a)

     Nossa Cidade com muitas prioridades importantes na saúde e outras áreas e nosso Prefeito desfrutado de uma turnê pelo Mundo, nossa critiquei tanto o Sr. Wainer quando assumiu e começou com cursos fora do Estado e agora o novo Prefeito indo mais longe. O que esperar desses 4 anos do Sr. Glauber??????? Acredtio que não muitas coisas, apenas bla bla bla bla.

    Atc,

  2. carlosafc

    O título da matéria não corresponde ao fato real, o pedido é apenas um memorando que precisa de lei e aprovado pelos sois Estados. Tomara que se concretize! Parabéns pela iniciativa.

    Carlos Alberto Potoko

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.