Petebistas marcam presença em lançamento de plano

Presença santanense foi efetiva durante evento de qualificação profissional no Piratini, em Porto Alegre

Vereadora Tatiane Marfetan, governador Tarso Genro, Melina Lemos, Germano Camacho e secretário Luiz Augusto Lara

A presença do PTB santanense foi destacada durante o lançamento do Plano Estadual de Qualificação Profissional 2013.

A informação é da vereadora Tatiane Marfetan, ressaltando que participou, conjuntamente com sua suplente, Melina Lemos, e o vereador Germano Camacho Mendes, das atividades da Secretaria de Trabalho e Desnvolvimento Social (STDS), comandada pelo deputado petebista Luiz Augusto Lara.

Tatiane Marfetan confirmou ter conversado com o secretário e também com o governador Tarso Genro.

“O governador Tarso Genro lançou, no último dia 26, no Palácio Piratini, o Plano Estadual de Qualificação Profissional 2013 (PEQ), com a finalidade de apresentar resultados positivos” – refere a vereadora, destacando que o chefe do Executivo parabenizou a Secretária do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), gestora do Plano, pela iniciativa e pelos resultados apresentados, e afirmou que este é um exemplo eloquente de articulação entre Estado e municípios, promovendo a transversalidade entre as diversas áreas do Governo.

O titular da STDS, Luís Augusto Lara, apresentou, durante o evento, a oferta de qualificação profissional para o Estado em 2013: serão 112.616 vagas em mais de 120 tipos de cursos gratuitos, realizados em mais 200 municípios gaúchos. Estes índices representam um aumento de 52.419 vagas, em comparação a 2012, quando foram ofertadas 60.197 vagas do Plano Estadual de Qualificação, volume maior do que os últimos dez anos somados.

De acordo com Lara, o Rio Grande do Sul é responsável por um terço da qualificação profissional do Brasil. “Em 2012, com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, na modalidade de Formação Inicial e Continuada (Pronatec/FIC) e o Plano Territorial de Qualificação (Planteq), qualificamos mais de 40 mil pessoas” – enfatiza.

Para a vereadora Tatiane Marfetan, o impacto positivo sobre a comunidade santanense, a exemplo do que ocorrerá em outros locais do Estado Gaúcho, será um elemento transformador, pois, de acordo com ela, o diferencial do RS deve-se ao trabalho conjunto com as prefeituras e secretarias de assistência social, que realizaram a busca ativa de famílias dos programas sociais para que se qualificassem.

Tatiane Marfetan considera, por último, importante, a presença da representação do PTB santanense, em função da relevância que a STDS dá para o município em suas várias ações.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.