Angélica Costa Pereira: um exemplo de dedicação, fé e amor ao próximo

A religiosa, que completará 98 anos de idade em abril, foi homenageada na noite de ontem, durante culto, marcando os 85 anos como membro da Igreja Metodista de Livramento

Prestes a completar 98 anos de idade, Angélica Costa Pereira não dispensa a leitura matinal do jornal A Plateia

Um emocionante culto marcou, na noite de ontem, os 85 anos da senhora Angélica Costa Pereira como membro da Igreja Metodista em Sant’Ana do Livramento. Prestes a completar seus 98 anos de idade (no dia 23 de abril), e completamente lúcida, a religiosa, apesar de não poder continuar a frequentar as atividades da igreja, continua fazendo o trabalho de evangelização.

“É até muito interessante, pois muitas pessoas nos visitam para trazer uma palavra de conforto e elas é que saem reconfortadas. Muitos pais trazem seus filhos para receberem bênçãos e outros vêm até ela para orar”, destacou sua única filha Glaucia, que reside e cuida com muito carinho da mãe.

A homenagem foi realizada na noite de ontem, na Igreja Metodista, contando com a presença de familiares e amigos

A primeira impressão para quem mantém contato com esta simpática senhora engana, devido a sua fragilidade física, porém, alguns minutos de conversa comprovam que Angélica, no alto de sua sabedoria, é uma fortaleza da fé, sempre pronta para ensinar os princípios do amor e respeito ao próximo.

Filha de Estela Costa, que pertencia à Igreja Episcopal, residiu com seus tios Alaides Campos Sant’Anna e Aldrovando Sant’Ana, este, proprietário da Farmácia Central. Com o casal, deu os primeiros passos na vida religiosa, passando a frequentar a igreja metodista. Começou seus estudos no antigo Grupo Escolar Clemente Pinto, atual Rivadávia Corrêa. Fez o curso de “Samaritanas”, ministrado pela Cruz Vermelha, que preparava as jovens de Livramento para acompanhar o Exército Nacional – elas iriam como auxiliares de enfermagem para prestar atendimento aos brasileiros que lutavam na Segunda Guerra Mundial, na Itália. Porém, dias antes de sua partida, chegou a notícia do fim da guerra.

Tornou-se professora municipal e, graças aos conhecimentos adquiridos no curso das Samaritanas, trabalhou muitos anos na Farmácia Central, onde granjeou inúmeras amizades.

No dia 26 de fevereiro de 1928, Angélica fez sua profissão de fé, no pastorado do reverendo George D. Parker. Em 12 de maio de 1945, casou-se com o uruguaio Leonel Pereira Roballo, de cuja união nasceu a filha Glaucia. 

Angélica (sentada à direita, na segunda fileira) e demais participantes da Escola Dominical da Igreja Metodista, em 1949

Atividades na igreja

Na Igreja Metodista, desde cedo, Angélica participou de várias atividades na Sociedade Metodista de Crianças, Juvenis e Jovens, onde atuou como secretária distrital, em meados de 1925; na Sociedade Metodista de Senhoras, da qual foi presidente e secretária distrital, desde o ano de 1945. Atualmente, ela ocupa o cargo de sócia benemérita da Sociedade Metodista de Mulheres, sendo que a igreja, hoje, conta com a coordenação do reverendo Roberto Montanha, tendo como bispo da 2ª Região Eclesiástica, Luiz Vergilio Batista da Rosa.

A religiosa, ao longo de seus quase 98 anos, recebeu muitos prêmios e homenagens. Já foi agraciada com o título de “Mãe do Ano, mais de uma vez, e até de “Melhor Mãe do Mundo”, carinhosa homenagem concedida pelo conselho fundacional da ACM da Fronteira. Em 2005, recebeu da Intendência de Rivera a distinção denominada Siembra Dorada, pelo valioso trabalho em auxílio à comunidade.

Solenidade de lançamento da pedra fundamental da Igreja Metodista, em 1921. Angélica, aos 5 anos de idade, aparece ao centro e ao fundo

Assim como a homenagem prestada a ela, na noite de ontem, na sede da Igreja Metodista de Livramento, localizada na rua Silveira Martins esquina Sete de Setembro – cujo lançamento da pedra fundamental, em 1921 contou com a presença de Angélica, que na época estava com 5 anos de idade -, os inúmeros presentes dirigidos a ela foram merecidos. Mas quem conhece Angélica Costa sabe que ela está sempre pronta a dar testemunho de sua fé e a responder pedidos de oração de todos os que a buscam. Por mais homenagens que receba, maior presente ganham aqueles que podem desfrutar de sua companhia.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.