Telefonia móvel é líder de reclamações na COMDECON

Consumidores esperam atendimento no Comdecon

Os setores que mais demandaram reclamações em Livramento não se distanciaram da realidade nacional

 Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Sant’Ana do Livramento (Ascom) informou que a Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Comdecon) ficará submetida à Secretaria de Relações Institucionais e Captação de Recursos, sob responsabilidade do secretário Carlos Eduardo Miranda.

Conforme a Ascom, será nomeado um funcionário titular, a partir da próxima semana, sem definição de data. A Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor contará com dois servidores para que as demandas da comunidade santanense possam ser atendidas. Atualmente, o serviço é prestado somente com uma estagiária que avalia as solicitações: “A demanda é variável, pois de acordo com a época do ano as reclamações sofrem alterações, mas a Comdecon realiza, em média, de 12 a 15 atendimentos diários”, declarou Aycha Vaz.

Aycha avalia os procedimentos e servicos da Comdecon

O ranking das reclamações por setores em Sant’Ana do Livramento não se distancia da realidade nacional. Conforme dados obtidos na Comdecon, no ano de 2012, houve 388 reclamações em telefonia móvel; 382 em telefonia fixa; 327 cartão de crédito e 149 para financeiras (conforme gráfico).

Em nível nacional, a telefonia móvel está em primeiro lugar, em terceiro estão as companhias de cartão de crédito e em quarto lugar telefonia fixa, que são setores de maiores demandas.

Já com relação ao setor comerciário, as demandas são referentes à garantia dos produtos, totalizando 263 reclamações no ano passado. O restante são cobranças indevidas e desacordos comerciais. 

Para que o serviço da Comdecon possa obter sucesso no atendimento às demandas da comunidade, Aycha informa: “Em primeiro lugar, o consumidor tem que tentar resolver seu problema. Caso não obtenha sucesso, num segundo momento ele recorre à Comdecon e aí sim registramos sua reclamação. O serviço depende das informações, relacionadas ao número do protocolo do atendimento”.

Julio Cesar Malcorra nunca precisou do atendimento do órgão municipal

E conclui: “Muitas vezes, nós não podemos atender e registrar a reclamação do consumidor, devido à desinformação. O consumidor quer resolver de qualquer forma e, na maioria das vezes, chega aqui sem nenhum protocolo de atendimento e sem nenhuma comprovação de tentativa de negociação”.

Nem todos os consumidores em Sant’Ana do Livramento utilizam o serviço do órgão. “Nunca precisei do atendimento da Comdecon, até porque nunca tive problemas, não tenho nenhuma reclamação das coisas que comprei até o momento”, afirmou Julio Cesar Malcorra, 46 anos, taxista.

A finalidade deste tipo de serviço é atender a comunidade, de acordo com as demandas. Aycha avalia: “É um órgão fundamental para a cidade, porque aqui resolvemos questões práticas, das quais os consumidores não tem mais para quem recorrer”.

Loren de Souza fica aliviada porque a Comdecon resolveu o seu problema

A comerciária Loren de Souza, 50 anos, declara: “usei o serviço há alguns anos, comprei numa loja um eletrodoméstico que acabou dando problema, tentei de todas as formas negociar com a loja e não consegui. Dei entrada com a solicitação na Comdecon, na época eles me forneceram uma notificação, fiquei aliviada porque eles conseguiram resolver o meu problema”.

 

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.