Receita Federal realiza evento para a comunidade santanense

Inspetor-Chefe destaca a importância do projeto para aproximar a sociedade das principais atividades aduaneiras

Projeto A Receita Federal convida: conheça a nossa Aduana, tem como principal objetivo aproximar a comunidade das suas principais ações

A Receita Federal realizará, no dia 28 de janeiro, a 2ª edição do projeto nacional A Receita Federal convida: conheça a nossa Aduana. Seu escopo consiste em tornar os procedimentos aduaneiros de entrada e saída de mercadorias mais transparentes para a sociedade como um todo.

A programação da visitação será calcada em diversas atividades, como: palestras, apresentação de vídeo e visitação na unidade do Porto Seco, com o intuito de apresentar aos participantes as questões práticas das ações desenvolvidas pela Receita Federal. Serão distribuídos materiais informativos, que terão um enfoque claro e simples, como as atividades desenvolvidas nos procedimentos aduaneiros, principalmente no que se refere à pirataria e ao contrabando.

Os temas abordados na palestra abrangem desde o despacho aduaneiro, desembaraço de bagagens até os procedimentos de vigilância e repressão, em alusão ao papel desenvolvido pelo Ministério da Fazenda na proteção da economia e da sociedade nacional.


Materiais informativos que serão distribuídos para os visitantes

De acordo com o Inspetor-Chefe da Receita Federal em Livramento, Adilson Valente, o objetivo desse projeto é a transparência, no intuito de deixar claro para a sociedade a atuação da receita, na questão aduaneira, abrindo as portas da unidade para visitação.

Segundo Valente, do ponto de vista da importância da participação da sociedade santanense, “queremos que a sociedade se torne parceira nesse tipo de atividade que nós desenvolvemos, que a conheça através desse projeto e que possa ser um agente de proteção da economia nacional”.

Valente ressaltou, ainda, que qualquer pessoa pode participar dessa visitação, desde que agende com antecedência através do telefone de contato e informe seus dados pessoais, como o número da carteira de identidade, pois para a visitação da unidade localizada no Porto Seco é necessária a apresentação deste documento. A duração da visitação é de três horas para cada turno (manhã e tarde) e contará com no máximo 20 participantes, totalizando 40 visitantes.

A escolha da visitação nesse mês de janeiro é referente à comemoração do Dia Internacional da Aduana. No estado do Rio Grande do Sul, oito unidades receberão esses visitantes, proporcionando para a comunidade gaúcha a oportunidade de conhecer e de se aproximar das principais ações que esse órgão público desenvolve, visando à proteção da economia e da sociedade nacional.

 

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.