Estação Ferroviária é entregue, renovada, para os santanenses

Estação Ferroviária é reinaugurada com mais de 200 pessoas presentes e transformada em espaço cultural

Estação Ferroviária de Livramento registrou movimento intenso, como há muitas décadas não havia

A tarde de ontem, quinta-feira, 17 de janeiro de 2013, marcou a entrega para a municipalidade da revitalizada Estação Ferroviária de Livramento, em um evento com as presenças de autoridades e representantes de vários segmentos da comunidade. O espaço físico foi revitalizado e passa a abrigar sala de cinema, o Cine Estação Instituto ALL, adaptada a portadores de necessidades especiais, o projeto Memória Ferroviária, entre outras perspectivas que se criam.

Fernanda Tonet, presidente do Instituto ALL de Educação e Cultura, e Pedro Roberto Oliveira Almeida, diretor Jurídico e de Relações Institucionais da ALL, acompanhados de Eurico Benedetti, do Miolo Wine Group, do presidente do Movimento de Preservação Ferroviária, Sérgio Moreira, fizeram a entrega do espaço físico ao prefeito Glauber Lima e ao vice Edu Oliveira.

Orçado em R$ 1,7 milhão, o projeto transformou o espaço público em um ambiente cultural, que registra os 102 anos do local e fortalece o vínculo com a comunidade. Aprovada pelo Ministério da Cultura (Minc), a iniciativa ocorreu através da Lei Rouanet, em parceria firmada com a Prefeitura Municipal e apoio dos patrocinadores ALL, Banco Safra e Bentec Móveis.

Com o objetivo de preservar o patrimônio histórico e incentivar a cultura, o projeto inicia suas atividades com as duas programações do Minc. No local, o público poderá conferir uma mostra permanente de fotografias que resgatam a história férrea local e regional.

 Manifestações

Ex-prefeito Wainer Machado
Estou feliz por poder participar desse processo, uma conqusita de vários anos. Parabéns a toda a comunidade pelo espaço para a cultura.

Prefeito Glauber Lima
Quero, de público, dizer que se tem alguém que se empenhou pela questão do trem foi o ex-vereador Sérgio Moreira. Ele abraçou um sonho e foi atrás desse sonho. Merece todo nosso reconhecimento.

 

 

 

 

Hanney Cyd Cavalheiro, vereador
Para mim, esse ato significa muito, pois me criei a duas quadras daqui e muitas vezes vim aqui com meu pai, receber parentes de Porto Alegre. Lembrei dele quando cheguei e tenho várias outras lembranças.

  

 

 

Pedro Roberto Almeida, diretor da ALL
Fiquei imaginando, andando por aqui, um patrimônio desses com mais de 100 anos, citando a parceria do atual prefeito, Glauber Lima, que terá a responsabilidade de gerir este espaço. Menciono o vereador Sérgio Moreira, que parece ter um Google, pois me seguia em cada local onde eu estava e perguntava sobre o projeto, falava da Estação. Se tem uma pessoa que lutou, foi ele. Ao Miguel Angelo (Evangelista), que é daqui e contribuiu muito. Ao presidente da Acil, que contribuiu bastante conosco, ao Eurico Benedetti e a Suzana, da Giordani Turismo – que tem um compromisso enorme, fazer o trem apitar. A todas as pessoas, nossos contratados, que foram de uma dedicação ímpar, nossos operários, o Ricardo, o Jorge, enfim. Não foi uma obrigação contratual, foi um ato de amor de cada um deles. Sou ferroviário há 17 anos, aprendi a amar a ferrovia e entendo essa paixão que existe, por isso esse resgate que fazemos hoje é um prêmio às pessoas que marcaram todos os anos o amor pela ferrovia, os ferroviários. Trabalhei em muitas grandes instituições, mas eu nunca vi na minha vida amor semelhante ao que o ferroviário tem pela ferrovia. É algo que vem do bisavô, do avô, do filho e do neto. Estão aqui o presidente e o dirigente do Sindicato dos Ferroviários do Rio Grande do Sul, João (Calegari) e o Jair (Maciel Moraes), que são parceiros e responsáveis. A todos os ferroviários, esse resgate não existiria sem eles. Temos, nós brasileiros, uma dívida enorme com a ferrovia. Precisamos resgatá-la ainda mais.

Fernanda Tonet, presidente do Instituto ALL
É um orgulho grande estar inaugurando essa obra em nome do Instituto ALL de Educação e Cultura, cumprindo nossa missão de levar cultura e educação às comunidades lindeiras, onde passa o trem. Esta estação tem importância histórica muito grande, resgatamos, em pesquia intensa, a história do local, da ferrovia. A ideia foi do vereador Sérgio Moreira, tivemos muito apoio do ex-prefeito Wainer, do atual prefeito Glauber e dos nossos patrocinadores, a América Latina Logística, que patrocinou 80% do projeto, e os outros 20%, gostaria de agradecer na pessoa do senhor Eurico (Benedetti) da Bentec e ao Banco Safra, que aportaram recursos para que concretizássemos o projeto. Espero que a população possa utilizar da melhor forma possível e esse patrimônio seja preservado.

 

 

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


1 Comentário

  1. sergio herculano

    Muitas viagens fiz de livto a POA pela velha e bonita estação ferroviaria de livto,lembro das tardes em esperavamos o minuano para fazer o retorno que sempre fazia quando chegava de POA.Quando criança lembro das tardes em iamos esperar o trem, e chagava a velha maria fumaça vindo do uruguai e parava ali na duque para dar agua aos vizinhos.Eta saudade.Uma frase que não é minha.
    Povo sem cultura, é povo sem história.Parabens ao querido povo santanense, minha vvelha santana querida.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.