Sant’Ana do Livramento foi sede do encontro de compositores da música tradicionalista gaúcha

O I Vale Quatro da Canção durou 24 horas e teve como saldo a criação e apresentação de 17 composições preparadas de acordo com o tema sorteado

O evento reuniu alguns dos melhores compositores em atividade em Sant’Ana do Livramento e nomes da diversas outras cidades do Estado

Sant’Ana do Livramento sediou o encontro que premiou a inspiração e a genialidade dos compositores que, cada vez mais, levam e elevam o nome da cidade em alguns dos mais importantes festivais de música nativista do Estado. Durante a realização do I Vale Quatro da Arte Nativa – “Encontro de Compositores”, um festival Temático, restrito para convidados, nas dependências do G.T Nascentes do Ibirapuitã, um grande número de músicos, intérpretes e instrumentistas, além de apreciadores da cultura Sul Riograndense e Latino-Americana, esteve reunido em uma confraternização de fim de ano, com o intuito de difundir a arte da composição, através dos temas regionais que inspiram as obras do cancioneiro. Na oportunidade, ocorreu o sorteio de um tema relacionado ao regionalismo e à vivência do gaúcho. A partir dessa temática, os compositores desenvolveram suas poesias e melodias, para apresentação na noite de domingo (16).

O festival contou com a presença de mais de sessenta compositores, entre santanenses, riverenses e convidados, de cidades como Passo Fundo, Rio Grande e Dom Pedrito, que desenvolveram suas composições sob o tema: “A carne e seus ciclos”, escolhido pela comissão julgadora do festival, composta por Rogério Ávila, Leonel Gomes e Juliano Moreno. Em um intervalo de aproximadamente 24 horas, foram apresentadas, ao fim da tarde de domingo (16), dezessete composições. 

Organização 

O festival foi organizado pelos músicos santanenses Daniel Cavalheiro, Leonardo Borges, Fabrício Ocaña e Paulo Osório Lemos, e teve o apoio de empresas da nossa cidade, que deram viabilidade ao evento e contribuíram para o seu total sucesso. Foram parceiros a Cabanha Yvituhatã, Supermercado Niederauer, HortiSul – Atacado de Frutas Verduras e Cereais, Centro Hospitalar Santanense, Trans Denardi, JB Negócios Rurais, Pró-Diesel bombas injetoras e Pesas Sanches, Clínica Cesar Fernandes, Veterinária Águia do Sul, JF Veículos, CTG Presilha do Pago, MR Cabelereira, Ivone Consutoria Natura, Carniceria Caqueiro, Linguiça da 24 de Maio, Bar Gaúcho Barreto e Atelier Gaúcho Carla Martins.

Como forma simbólica de premiação, foram entregues, além dos troféus aos premiados, mudas de arvores nativas cedidas pela secretaria de Agricultura de Sant’Ana do Livramento, representando a longevidade da nossa cultura e deste festival em sua primeira edição. A comissão organizadora observa que as composições do I Vale Quatro da Arte Nativa – “Encontro de Compositores”, permanecem inéditas, pois não foram apresentadas ao público e não serão gravadas em CD, estando disponíveis para triagens de outros festivais. Também agradece o apoio prestado pelas Empresas, que acreditaram no evento, e também à presença dos músicos que compareceram dando mais uma mostra da força, da cultura e do talento dos compositores de Sant’Ana do Livramento.

Entre as premiadas, estão as seguintes:

1º Lugar, Mais Popular e Melhor Letra:
Pucheriada – Chamarra
(S.do Livramento/ Dom Pedrito)
Letra: Evair Gomes
Melodia: Raineri Spohr e Evair Gomes
Intérprete: Raineri Spohr

2º Lugar:
Dos Assados de Domingo – Canção
(Passo Fundo)
Letra: Gilberto Lamaison
Melodia: Augusto Baschera
Intérprete: Augusto Baschera

3º Lugar:
Além do Alambrado – Chamamé
(S. do Livramento)
Letra: Giovani “Dôdo” Gonzalez
Melodia: Daniel Cavalheiro, Robson Garcia e Fabrício Ocaña
Intérprete: Daniel Cavalheiro e Fabrício Ocaña

Melhor Melodia:
Um Olhar de Saudade – Milonga
(S. do Livramento)
Letra: Candido Borges
Melodia: Clovis de Souza
Intérprete: Alex Har

Melhor Arranjo:
Tango Carnal – Tango
(Passo Fundo)
Letra: Hique Barbosa
Melodia: Augusto Basquera
Intérprete: Mathes Ribeiro

Melhor Intérprete:
Matheus Ribeiro (S. do Livramento)

Melhor Instrumentista:
Augusto Baschera (Passo Fundo)

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.