Sérgio Ilha Moreira recebe título de Deputado Emérito

Deputado Frederico Antunes, Sergio Ilha Moreira e o presidente Alexandre Postal durante a entrega

A Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Frederico Antunes (PP), concedeu, em sessão solene ontem, o título de Deputado Emérito ao ex-deputado estadual Sérgio Ilha Moreira. Ele exerceu mandato parlamentar por quatro legislaturas, pela Aliança Renovadora Nacional (Arena), de 1971 a 1979, e pelo Partido Democrático Social (PDS), de 1980 a 1987.

Regulada por Resolução de 1988, a concessão do título de Deputado Emérito depende da indicação de um parlamentar em exercício de mandato, aprovada em Plenário pela deliberação de, no mínimo, dois terços dos deputados, e só pode ser conferida uma vez a cada ano. O presidente da Assembleia, deputado Alexandre Postal (PMDB), ao abrir a solenidade, discorreu sobre a importância da distinção e disse de sua satisfação em presidir a homenagem a um homem de admirável vida pública, como Sérgio Ilha Moreira.

O autor da homenagem lembrou que o Parlamento do Rio Grande sempre foi o celeiro dos grandes nomes da política gaúcha – como Getúlio Vargas, Osvaldo Aranha, João Goulart, Fernando Ferrari e Lindolfo Collor, entre outros – e destacou a pessoa de Ilha Moeira como um homem de ideias e atitudes firmes e decididas, mas que nunca deixou de buscar com os colegas de outras bancadas o consenso em benefício das coisas e dos projetos de interesse do Rio Grande do Sul. Frederico concluiu, dirigindo-se ao homenageado: “Obrigado, em nome dos rio-grandenses, pela tua fidelidade aos princípios que nortearam não apenas a atuação parlamentar, mas toda a sua vida”.

Ao agradecer a homenagem, após receber a Medalha de Deputado Emérito, Sérgio Ilha Moreira, também bastante emocionado, lembrou de sua infância, quando assistia, por horas, nas galerias da antiga Assembleia, aos pronunciamentos de grandes oradores, como Brito Velho, Paulo Brossard, Leonel Brizola, Synval Guazzelli e Peracchi Barcellos, entre outros, o que o levou a sonhar com a vida pública e futuramente servir ao bem comum da comunidade rio-grandense. Foi um sonho perseguido e concretizado com muita fé e perseverança, salientou, citando autor desconhecido, de que “para os jovens, a vida pública é mais digna das ambições e a mais nobre das vocações”.

Sérgio Ilha Moreira nasceu em Porto Alegre, em 1940. É advogado e, como parlamentar, atuou nas comissões de Constituição e Justiça; de Serviços Públicos e de Obras Públicas do Parlamento gaúcho, além das Especiais sobre as Condições de Industrialização da Fronteira-Oeste e a criada para estudar a instalação de uma usina de processamento de xisto pirobetuminoso em Dom Pedrito. Em maio de 1982, foi empossado 2º vice-presidente da Assembleia e nos anos de 1984 a 1986 assumiu o cargo de vice-líder da bancada do PDS.

Após a sessão solene realizada no Plenário 20 de Setembro, foi descerrada uma fotografia do homenageado na Galeria dos Deputados Eméritos, localizada no Espaço Osvaldo Aranha, próxima à entrada do Salão Júlio de Castilhos e Plenário.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.