Pesquisadora falará a respeito de inoculantes no Uruguai

A pesquisadora Eliane Villamil Bangel, do Laboratório de Fixação Biológica do Nitrogênio, pertencente à Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), participa do XXV Reunião Latino-americana de Rizobiologia (XXV Relar) e I Congresso Nacional de Microorganismos Promotores de Crescimento Vegetal. Os eventos acontecem de 4 a 9 de setembro na província de Piriápolis, no Uruguai. Bangel falará sobre “Marco legal para inoculantes: importância na adoção do insumo” e apresentará um pôster sobre os “Desafios no controle de qualidade de produtos inoculantes”.

O estudo mostra que os primeiros insumos agrícolas biológicos a serem disponibilizados aos agricultores, proporcionaram um grande impacto de redução econômica de implantação da lavoura por permitir a substituição total da fonte nitrogenada na adubação. Segundo a pesquisadora, a necessidade mundial em diminuir a emissão de gás carbônico para a atmosfera vem estimular a produção de inoculantes. Esta medida busca minimizar o efeito estufa e a melhoria ambiental por substituir a aplicação de fertilizantes nitrogenados e contribuir para o aumento do rendimento de diversas culturas. “O sucesso da pesquisa agrícola está vinculado à obtenção de insumos ou tecnologias que disponibilizem melhor qualidade e produtividade com redução de custos e sem agressão ao meio ambiente”, afirma a pesquisadora.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.